Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Colombo, junto com o 7º GB, vão implantar Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal

Publicado em: 26/03/2024 16:50 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Buscando planejamento e prevenção, PAM será um instrumento determinante para oferecer rápidas respostas em casos de emergências

O 7º Grupamento de Bombeiros, juntamente com os municípios de Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul, devem oficializar já no próximo mês a criação do Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal, o PAM – uma ferramenta de planejamento e prevenção de crucial importância frente a situações de emergência.

A ação do PAM é voltada ao setor empresarial, englobando empresas de diferentes classificações de risco. Na prática, o plano prevê a colaboração voluntária entre entidades – como poder público, empresas, comércio, hospitais, órgãos de segurança, entre outros – buscando uma rápida resposta à comunidade frente a ocorrências, como incêndios, explosões, vazamentos, situações de risco, entre outras.

Na manhã desta terça-feira (26), o comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, sediado em Colombo, major André Lopes; o prefeito interino de Quatro Barras, Jarbas Mocelin; a primeira-dama de Colombo, Elis Lazarotto; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Quatro Barras, Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho); a secretária de Indústria e Comércio de Colombo, Ana Paula Poli; os secretários municipais de Campina Grande do Sul, Jefferson Rosa Cordeiro (Segurança) e Venicio dos Santos Ferreira (Indústria e Comércio); e o presidente da Associação Industrial e Comercial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, Luiz Jair Minatti, estiveram na reunião de apresentação e divulgação do PAM, no plenário da Câmara.

O encontro foi acompanhado por representantes de empresas sediadas nos três municípios, vereadores, COMPEDECs, Defesa Civil dos municípios, SAMU e SENAI, além de bombeiros do 7º GB.

Após a abertura do evento, o anfitrião e prefeito em exercício, Jarbas Mocelin, enfatizou a importância da consolidação do PAM como instrumento de planejamento integrado. “Quero parabenizar a todos os envolvidos e destacar nossa pronta adesão neste projeto do 7º GB, que beneficia os municípios como um todo, empresas e comunidades, permitindo uma resposta rápida e eficaz nos momentos em que ela mais se faz necessária”, disse Jarbas.

O comandante do Grupamento, major André, explanou o objetivo do PAM, sua dinâmica de funcionamento e ressaltou a relevância do plano integrado. “Juntos, os três municípios somam uma população de mais de 300 mil habitantes, com alguns aspectos em comum: são cortados pela BR 116; possuem empresas de grande, médio e pequeno porte, incluindo segmentos de produtos perigosos; e abrigam áreas de bacias hidrográficas, além de serem trechos importantes de ligação viária. Somado a estes fatores, são três cidades com um excelente entrosamento e parceria”, afirmou o major.

O PAM – O Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal consiste numa junção voluntária entre vários setores. Além da integração destes agentes, o PAM favorece o conhecimento mútuo entre as entidades envolvidas e a pronta colaboração de seus integrantes. O plano é aberto para qualquer empresa interessada e não tem custos.

A cada mês, o PAM prevê uma reunião mensal onde serão alinhadas frentes de trabalho, trocas de experiências e proposições de objetivos. Também estão previstos treinamentos mensais ministrados por profissionais especializados do Corpo de Bombeiros sobre prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e práticas de salvamento. As instruções serão ministradas a cada mês em uma das empresas que compõem o PAM.

COMO ADERIR – Empresas interessadas em compor o plano podem procurar a Secretaria de Indústria e Comércio do seu município. No caso de empresas sediadas em Quatro Barras, o contato pode ser feito pelo telefone: (41) 3671-8816.