• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Prefeitura lança mapa digital da coleta de lixo, o “Acessar para Separar”

 

Publicado em: 21/03/2024 11:07 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Nova ferramenta permite verificar dias e itinerários da coleta de resíduos, a um clique

A Prefeitura Municipal de Quatro Barras criou uma nova ferramenta para que os cidadãos possam acompanhar, de forma rápida e prática, os dias e itinerários da coleta de lixo. É o Mapa Digital da Coleta “Acessar para Separar”, que pode ser consultado pelo celular.  

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal (SMMAABEA), o mapa faz parte do Projeto Acessar para Separar, que promove ações de otimização no sistema de coleta de resíduos na cidade desde 2022.

COMO CONSULTAR – Para consultar o mapa, basta acessar o site da Prefeitura de Quatro Barras, no campo “Programas”, na parte inferior da página inicial. Clicando no mini banner, o cidadão deverá optar pelo tipo de resíduo: orgânico ou reciclável. Ao abrir o mapa, basta então clicar na localidade desejada e obter a informação sobre os dias em que o serviço de coleta é realizado em sua residência ou comércio. 

Nesta ferramenta também são disponibilizadas informações sobre como devem ser separados e armazenados os resíduos, a fim de contribuir com o trabalho e a saúde dos coletores e dos trabalhadores das associações de Reciclagem e do Meio Ambiente, como um todo.

O projeto foi apresentado em 2023 no Prêmio Gestor Público Paraná. Bem recebido pela comunidade, o projeto agora entra oficialmente em vigor, garantindo à população todas as praticidades que a nova ferramenta oferece.

O secretário da pasta, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, disse que o mapa digital vem para facilitar o acesso aos cronogramas da coleta, incentivar a correta separação dos resíduos e, especialmente, contribuir para uma cidade mais limpa.

“É mais uma ferramenta, de fácil acesso, que permite ao cidadão consultar este serviço que é tão essencial. São formas de otimizar a prestação do serviço público, permitindo que cada morador ou comerciante se programe quanto à destinação dos seus resíduos, o que contribui para uma cidade cada vez mais limpa, já que os resíduos serão dispostos nas ruas apenas nos dias de coleta. É nesta linha que o prefeito Tolardo nos pede diariamente: otimizar serviços, cuidar da cidade e facilitar o acesso ao cidadão”, afirmou o secretário. 

Confira os links de acesso aos mapas:

Link do Mapa da Coleta de Resíduos Orgânicos (lixo comum): https://shorturl.at/aCKP0

Link do Mapa da Coleta de Resíduos Recicláveis (sacola vermelha): https://shorturl.at/oyLX9