Atendimentos do CadÚnico são retomados na Borda do Campo

Publicado em: 15/03/2024 11:04 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Atualização de cadastros e novos cadastramentos podem ser feitos na Subprefeitura, de segunda a quinta-feira. Todas as sextas, também está aberto o programa Cabide Solidário

Os atendimentos para atualização e realização de novos cadastros no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) foram retomados no Distrito de Borda do Campo. Desde o dia 20 de fevereiro, os moradores do bairro e de regiões adjacentes podem contar com os serviços do CRAS na Subprefeitura, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além de contar com a proximidade dos serviços do CadÚnico, famílias cadastradas no CRAS também podem ter acesso ao Programa Cabide Solidário, que foi retomado todas as sextas-feiras, das 8h30 às 16h30, também na Subprefeitura.

Entenda os principais programas sociais:

CADASTRO ÚNICO - O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, sendo também pré-requisito para participação de mais de 30 programas e serviços, dentre eles o Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (Idoso e Pessoa com Deficiência), Programa Leite da Criança e a Tarifa Social.

Podem ser inscritas, no CadÚnico, famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e/ou com renda mensal total de até três salários mínimos; ou famílias que participam ou queiram participar de programas que exijam a inscrição no cadastro.

No território da Borda do Campo, 885 famílias estão inscritas no CadÚnico. A região engloba os bairros de Santa Luzia, Jardim das Acácias e Jardim Nossa Senhora de Fátima. No mês de fevereiro, foram realizados 75 atendimentos, dos quais 57 atualizações do CadÚnico e 18 novos cadastros.

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – Trata-se de um programa federal destinado às famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 218,00 mensais.
Através do Bolsa Família, o governo concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas.

TARIFA SOCIAL - A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício criado pelo governo para conceder descontos na conta de luz às famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 706,00).

PROGRAMA LEITE DAS CRIANÇAS - É um programa do Estado do Paraná que nasceu em 2003 e tem por objetivo o combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita diária de um litro de leite às crianças de 06 a 36 meses, pertencentes a famílias cuja renda per capita não ultrapasse meio salário mínimo regional (R$ 928,47). O leite é distribuído às segundas, quartas e sextas-feiras. Ao todo, 46 famílias estão inscritas no programa, no território da Borda do Campo.