• (41) 3671-8800
  • Seg. à Sex. 8h00 às 12h e 13h30 às 17h30

Inauguração da Sala do Empreendedor fortalece empreendedorismo e abre oportunidades de negócios

 

Publicado em: 07/12/2018 11:35 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Inauguração da Sala do Empreendedor fortalece  empreendedorismo e abre oportunidades de negócios

Parceria com a Agência de Fomento Paraná, SEBRAE e Associação Industrial e Comercial - QBCAMP viabiliza implantação da Sala do Empreendedor

A inauguração da Sala do Empreendedor na sexta-feira (30) reuniu autoridades e funcionários responsáveis pelo atendimento.O projeto pretende facilitar a abertura de microempresas, desburocratizando o processo de concessão de alvará e licenças. O trabalho em parceria com a Agência de Fomento Paraná visa facilitar o acesso ao crédito dos pequenos e médios empreendedores locais.

A ideia é gerar renda e fazer com que os recursos circulem no comércio local. A equipe  sob a coordenação do agente de desenvolvimento, Carlos Eduardo Teixeira, conta ainda com uma agente de crédito, Marilene da Rocha, e mais dois estagiários para atendimento ao público.

A solenidade contou com a presença de empresários do setor, entre os convidados, a ex-vice-governadora, Emília Belinati, atualmente  assessora de Relações Institucionais da Fomento Paraná;  o consultor do SEBRAE, Marcos Alves Góes,  e a Diretora Social, da Associação Industrial e Comercial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul – QBCAMP, Lucilei da cruz Santos.  

O projeto da Sala do Empreendedor foi idealizado pelo prefeito Angelo Andreatta (Lara), e pelo secretário de Desenvolvimento   Industrial, Comercial e Turístico, Marco Aurélio Bürkner. A execução do projeto ficou a cargo do Coordenador Geral, Leverci Silveira Filho.

A Sala do empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/2006, também conhecida como, Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividade informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais, (MEIs).

A parceria com o SEBRAE, desde 2017,  possibilitou treinamento dos funcionários responsáveis pela Sala do Empreendedor, cursos para empreendedores, palestras de capacitação. Ao todo já foram 2.897 atendimentos só em 2018. Entre os serviços estão a formalização de CNPJ, solicitações de alvarás, emissão de notas fiscais, orientação para acesso ao crédito.

A Sala do Empreendedor é parte de um programa municipal denominada Cidade Empreendedora que visa apoiar o Pequeno e Micro empresário. A parceria com o SEBRAE resultou em cursos de qualificação, composição de Comitê Gestor e culminou  na abertura da Sala do Empreendedor. 

O principal desafio da sala do Empreendedor  é trabalhar para desburocratização na abertura de empresas , facilitar o acesso ao crédito , qualificar empreendedores inserindo-os no  mercado competitivo, incluindo as compras públicas. Vale ressaltar  que a Prefeitura  é um dos maiores compradores de insumos e serviços do município.  

O Programa Cidade Empreendedora também prevê parcerias estratégicas atuando no sentido de fomentar o associativismo, a educação empreendedora para a inovação e uso de novas tecnologias.

O Diretor Geral, Leverci Silveira Filho, destaca a importância da Sala do Empreendedor. “O Objetivo desta gestão é auxiliar também o pequeno empreendedor, despertando nele a capacidade de acreditar em seus sonhos, trilhando com ele um caminho seguro para a viabilidade do seu negócio.  Seja qualificando,  formalizando, ou auxiliando o empresário na obtenção de linhas de crédito ou ainda, apontando os horizontes para que possa ganhar novos mercados” afirmou.


Imagens