Guardas Municipais de Quatro Barras e Campina Grande do Sul poderão dar suporte mútuo às cidades

Publicado em: 06/11/2023 15:11 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Termo de cooperação foi assinado pelos prefeitos Loreno Bernardo Tolardo e Bihl Zanetti. Meta é garantir apoio em situações específicas de atendimento

As Guardas Municipais de Quatro Barras e Campina Grande do Sul poderão atuar de forma conjunta em ambos os municípios, mediante situações específicas ou demandas emergenciais. É o que foi firmado entre os prefeitos Loreno Bernardo Tolardo e Bihl Zanetti, a partir de um termo de cooperação entre os municípios, na última semana.

Cada corporação mantém a responsabilidade operacional em seu território, mas conforme a demanda ou em caso de situações emergenciais, o termo regulamenta o apoio dos agentes na cidade vizinha. O atendimento da corporação, nestes casos, é previamente autorizado pelo comando da cidade que disponibilizará o efetivo.

“Quatro Barras e Campina Grande do Sul são cidades coirmãs, divididas pela BR, e que apresentam demandas muito parecidas. Com este termo, estamos literalmente unindo forças no sentido de coibir a criminalidade, combater a violência e oferecer segurança à nossa população, através de operações conjuntas, quando necessário. É uma conjugação de esforços entre corporações e os dois municípios”, afirmou o prefeito Tolardo.

O prefeito de Campina Grande do Sul disse que a parceria entre os municípios traz um reforço importante, especialmente na área da segurança pública. “Hoje os nossos municípios já estabelecem parcerias em outras áreas, a exemplo da Saúde. Com este termo, estamos unindo forças também para prevenir e reprimir a criminalidade e atitudes ilícitas. Será um suporte de extrema importância”, avaliou Bihl.

A assinatura foi acompanhada pelos secretários de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta (Quatro Barras), e Jefferson Rosa Cordeiro (Campina Grande do Sul); e pelos comandantes da GMQB, Michel Jess, e da GMCGS, Marcelo Adriano de Assis de Souza.