Outubro Rosa mobiliza mais de 100 participantes em caminhada no Menino Deus

Publicado em: 24/10/2023 16:26 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Outubro Rosa mobiliza mais de 100 participantes em caminhada no Menino Deus

Aproximadamente 150 pessoas participaram no último domingo (22) da Caminhada do Outubro Rosa. O evento em alusão a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama foi promovido pela Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias da Mulher e Direitos Humanos, Educação, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Social e Família, e Ordem Pública e Segurança, especialmente mediante a participação da Guarda Municipal.

A ação marcou um percurso de 2,5 km que teve início e fim no Estádio Municipal do Menino Deus.

O objetivo da caminhada era claro: alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde e, mais especificamente, sobre a necessidade de realizar exames regulares de mama. A mensagem enfatiza que a prevenção deve ser uma preocupação diária e que o autoexame é uma ferramenta fundamental nesse processo. O evento foi uma expressão de amor próprio e cuidado mútuo, enfatizando que todas as mulheres merecem priorizar sua saúde e bem-estar.

Um destaque especial foi a participação do Bloco Afro Pretinhosidade, um grupo de 20 músicos talentosos que acompanharam as participantes ao longo da caminhada, alegrando o evento e reforçando a importância do tema com suas músicas e ritmos marcantes.

Durante a caminhada, a Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Tolardo, destacou a importância contínua da campanha Outubro Rosa, que ao longo de seus 33 anos tem contribuído para salvar vidas. “A prevenção é um compromisso constante e que o autoexame deve fazer parte da rotina diária de todas as mulheres. Expressamos nossa gratidão a todas as pessoas envolvidas na caminhada, incluindo as secretarias, servidores, colaboradores e a comunidade em geral, que se uniram com dedicação nesta causa vital”, descreveu.

Elenai Repinoski, Secretária da Saúde, classificou a relevância da iniciativa como algo irretocável, dando ênfase ao apoio do prefeito Loreno Tolardo para a causa. “Este evento não apenas promoveu a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, mas também demonstrou a força da comunidade e a capacidade de realizar mudanças positivas quando nos unimos por uma causa. Foi um dia para celebrar a vida, a solidariedade e o compromisso com a saúde das mulheres”, disse.

Durante a caminhada, as participantes receberam um kit especial com frutas frescas, balões cor-de-rosa, água e camisetas personalizadas, com o intuito de promover a saúde, o bem-estar e a união em torno de um tema crucial: a prevenção do câncer de mama.