• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras ocupa 1º lugar na RMC no Índice de Desempenho Municipal, segundo IPARDES

 

Publicado em: 14/09/2023 17:14 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Pontuação no quesito Renda e Emprego é a 3ª maior no Paraná. Índice ainda avalia outras duas dimensões importantes: Saúde e Educação. Assunto foi tema de entrevista concedida hoje pelo prefeito Loreno Tolardo à RIC TV

Quatro Barras aparece no topo do ranking da Região Metropolitana de Curitiba no Índice de Desempenho Municipal (IPDM), segundo levantamento do IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. O indicador analisa o desempenho de três setores importantes: Renda e Empregos, Saúde e Educação. 

Segundo a pesquisa, apenas três cidades da RMC foram classificadas com Alto Desempenho no índice - Quatro Barras, Curitiba e Araucária -, e apenas 29 em todo o Estado, o que corresponde a 7,26% dos municípios paranaenses.

Quatro Barras lidera o ranking na Região Metropolitana, à frente de Araucária, com uma pontuação geral de 0,839, sendo 1,0 a mais alta. Além de pontuações elevadas nas áreas da Saúde (0,9) e Educação (0,89), o indicador de Renda e Empregos foi um dos pontos que alavancou a classificação do município. Quatro Barras tem hoje a 3ª maior pontuação neste quesito em todo o Estado. 

O assunto repercutiu nas emissoras de televisão. Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito Loreno Bernardo Tolardo concedeu entrevista à RIC TV sobre o índice e as medidas que o município vem adotando para conquistar avanços tão expressivos. 

“Temos concentrado esforços em todas as áreas. Investido em Saúde, na infraestrutura das UBS, na qualificação de profissionais, na ampliação da prestação de serviços como consultas e exames especializados, entre várias ações. Na Educação, os investimentos estão trazendo tecnologia para dentro das escolas, qualificação docente, materiais pedagógicos completos e projetos inovadores, de educação em tempo integral inclusive, a exemplo do “Trilhas do Futuro”, enumerou o prefeito.

Políticas permanentes também são destinadas à área da geração de renda e empregos, segundo ele. “Esta sempre foi uma bandeira da nossa gestão, gerar empregos e renda à população. Não temos medido esforços neste sentido, seja na busca por empresas e unidades fabris não poluentes, seja em qualificação profissional, seja na dinamização dos processos de seleção ou no estímulo ao empreendedorismo. Tudo isso tem dado muito certo”, destacou o prefeito.

A reportagem desta quinta-feira será exibida amanhã à noite, no RIC Notícias.


Imagens