Apoio para quem produz: prefeito entrega os primeiros Selos de Inspeção Municipal, o Selo SIM

Publicado em: 05/07/2023 16:23 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Empreendimentos Di Helena e Villa Rosa Brasil já podem ampliar seu leque de comercialização. Selo ainda permite buscar outras chancelas, para venda de produtos no Estado e em todo território nacional

Ampliar o nicho de comercialização é um dos passos fundamentais para aumentar a produtividade e a renda de quem produz e trabalha no município. Com esta visão, de fazer a roda da economia girar, fortalecendo empreendimentos locais, a Prefeitura de Quatro Barras realizou na manhã de ontem (4) a entrega dos primeiros Selos de Inspeção Municipal (o Selo SIM) a dois empreendimentos locais: a Di Helena, produtora de doce de leite orgânico, e o Villa Rosa Brasil, que traz a inovação da costela fogo de chão à vácuo.

A entrega oficial dos selos foi realizada pelo prefeito Loreno Bernardo Tolardo e pelo vice-prefeito Jarbas Mocelin em cerimônia nos dois empreendimentos, reunindo lideranças e vários profissionais ligados ao setor.

BENEFÍCIO - O Selo SIM permite que os empreendimentos comercializem produtos de origem animal, beneficiados ou não, em qualquer estabelecimento comercial da cidade. Mas não apenas isso. Ele também é o primeiro passo para galgar mercados ainda mais amplos. A partir do selo é possível buscar outras chancelas estaduais e federais, levando produtos quatro-barrenses para as prateleiras de estabelecimentos em todo o Estado e em todo o país.

“O Selo SIM é fruto de um trabalho de mais de um ano das nossas equipes, de vários setores da Prefeitura. É mais uma política voltada ao desenvolvimento e, na prática, um avanço para quem produz e acredita na nossa cidade, a exemplo da Andréa e do Rubens, proprietários da Di Helena, e do Andrews, do Restaurante Villa Rosa Brasil. É uma satisfação estimular este ciclo tão produtivo da economia, que gera trabalho, renda e oportunidades. Com alegria, hoje dizemos SIM aos nossos empreendedores”, destacou Tolardo, ao convidar outros produtores a buscarem o selo.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin também enalteceu a importância do SIM. “Com o selo, abre-se um novo patamar para quem empreende na nossa cidade. É um apoio e um incentivo para o crescimento e o desenvolvimento. Um dia memorável”, enfatizou Jarbas.

DI HELENA - No início da manhã, o prefeito e o vice estiveram no empreendimento Di Helena, dos proprietários Andréa Bueno e Rubens. Produtores de morango orgânico e de diversos outros produtos beneficiados, a exemplo de doces, geleias, pães, molhos e condimentos, o casal hoje aposta na produção do doce de leite orgânico, uma inovação no mercado paranaense.

“O selo será, para nós, um avanço em termos de comercialização”, disse Andrea. “Só temos a agradecer ao prefeito e a todos os envolvidos por esta conquista. Estamos muito felizes por estarmos em um município que caminha com a gente neste processo de evolução e crescimento”, disse a produtora.

E boas perspectivas estão por vir. O presidente da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras, José Cassiano Gomes dos Reis Neto, que participou da cerimônia de entrega do selo, disse que a Di Helena já tem o produto (doce de leite) aprovado para participar do edital do Armazém da Família e que, em breve, após formalização de um consórcio, pode ser uma nova fornecedora do programa, que tem vasta amplitude em Curitiba e Região Metropolitana.

VILLA ROSA BRASIL – Já na sequência, Tolardo e Jarbas oficializaram a entrega do segundo Selo de Inspeção Municipal (SIM) no Restaurante Villa Rosa Brasil, do proprietário Andrews de Souza, e também o 14º Selo de Qualidade do Turismo. Acompanhado pela mãe Marli, o empreendedor falou da satisfação de avançar mais esta conquista, após dez anos de funcionamento na cidade.

“Nossas palavras são de agradecimento. Sempre fomos acolhidos pelo município e sentimos o estímulo para continuar avançando. Hoje, além do atendimento no restaurante, produzimos, de forma inovadora, a costela fogo de chão à vácuo, que poderá ser comercializada em escala muito mais ampla. É o primeiro passo de muitos outros que virão. Um dia histórico e de muita alegria”, comemorou Andrews, ao dedicar a trajetória de sucesso à sua mãe.

A cerimônia no Villa Rosa Brasil ainda contou com a presença do chefe do Núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, João Carlos Rocha Almeida, que na ocasião representou o secretário do Estado Norberto Ortigara. “O Selo SIM será um divisor de águas no município, porque permite e estimula o crescimento dos empreendimentos, o aumento da capacidade produtiva, além de garantir produtos de excelência no mercado consumidor. É um privilégio participar deste momento”, disse João Carlos.

SIM – Fruto de um trabalho de cerca de um ano, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal em Quatro Barras foi possível através de uma atuação conjunta das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura, Saúde e Procuradoria Geral; da Startup Cooltivando; e da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras. Após sua implantação, o serviço é executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal.