Previbarras recebe certificação do Programa Pró-Gestão, do Ministério da Previdência Social

Publicado em: 29/03/2023 09:53 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Entrando para um seleto grupo de 11 municípios certificados no Paraná, Regime Próprio de Previdência do Município de Quatro Barras atendeu 100% dos requisitos

O Regime Próprio de Previdência do Município de Quatro Barras – Previbarras – conquistou no mês passado um avanço no que diz respeito à gestão previdenciária. A autarquia recebeu a certificação do Pró-Gestão RPPS, um programa instituído pelo Ministério da Previdência Social que busca assegurar a aplicação das melhores práticas de gestão previdenciária e garantir mais transparência para os segurados e a sociedade.

Em todo o Brasil, cabe aos RPPS aderir ao processo de certificação. Em meados de julho de 2021, o prefeito Loreno Bernardo Tolardo e a presidente da Previbarras, Ellen Corrêa Wandembruck Lago, solicitaram oficialmente o pedido de adesão ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão RPPS, instituído pela Portaria MPS nº 185/2015.

Ao aderir ao programa, a Previbarras teve acesso às práticas necessárias para o alcance da certificação, com todos os critérios exigidos pelo programa. O Nível 1 do Pró-Gestão contém, ao todo, 24 requisitos, dos quais 17 são obrigatórios. Em sua busca pela certificação, a Previbarras atingiu 100% dos critérios, ou seja, os 24 requisitos foram alcançados.

A auditoria foi realizada, em dezembro do ano passado, pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil - ICQ, uma das entidades certificadoras credenciadas pela Secretaria de Previdência Social. A certificação tem validade até dezembro de 2025.

O QUE É AVALIADO - O Pró-Gestão RPPS contempla três dimensões, que representam os pilares sobre os quais a modernização da gestão se sustenta: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

Segundo a presidente da autarquia, Ellen W. Lago, através das práticas incentivadas pelo programa, o regime próprio de previdência avança em quesitos importantes, como a performance de trabalho, melhor organização interna, maior transparência e facilidade de acesso às informações relevantes e reconhecimento no seu meio (entre outros RPPS, Tribunais de Contas, Ministério da Previdência e outros órgãos relacionados).

“O Pró-Gestão é como uma ISO para os Regimes Próprios de Previdência, e a conquista da certificação para a Previbarras, com 100% dos itens atendidos, demonstra que estamos desenvolvendo um trabalho de forma responsável, ética e transparente. Agradeço ao prefeito por todo o apoio e aos integrantes da Previbarras pelos esforços empreendidos neste desafio, de um ano e meio”, disse Ellen.

Uma das demandas do programa está relacionada à capacitação do corpo técnico e de conselheiros que atuam na autarquia. Este foi mais um dos pontos positivos da Previbarras, que contou com a dedicação voluntária de servidores e integrantes dos conselhos, para aperfeiçoar os conhecimentos de gestão.

O prefeito Loreno Tolardo visitou a sede do regime próprio de previdência e conversou com servidores e conselheiros, parabenizando pelo trabalho e pelos esforços em aprimorar continuamente a gestão. “Toda a equipe está de parabéns pela certificação. É um reconhecimento pelas boas práticas adotadas e também pela dedicação de cada servidor e conselheiro que busca uma gestão responsável e de qualidade para a previdência. É motivo de orgulho para todos nós”, avaliou Tolardo.