• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Joião é destaque na imprensa estadual

 

Publicado em: 03/03/2023 16:11 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Em meio ao anúncio de reajuste da tarifa na capital, programa de transporte público municipal gratuito em Quatro Barras é referência no Estado

Prestes a completar um ano de implantação, o Joião – Programa de Transporte Público Municipal Gratuito de Quatro Barras – mais uma vez é referência para as cidades paranaenses. 

Na semana em que foi anunciado - e também entrou em vigor - o novo reajuste na passagem de ônibus em Curitiba, as atenções da imprensa estadual se voltaram aos municípios que estão na contramão do aumento tarifário, ou seja, aqueles que oferecem tarifa reduzida ou até mesmo tarifa zero, como é o caso de Quatro Barras, onde o transporte público municipal é custeado integralmente pela Prefeitura.  

O tema foi destaque em noticiários estaduais da RPC e RICTV, tendo também ampla cobertura pela Rádio CBN. 
Em entrevista à repórter Simone Giacometti, da RICTV, o prefeito Loreno Bernardo Tolardo disse que a proposta de implantação do Joião foi auxiliar o trabalhador, fomentar o comércio e a geração de empregos, além de incentivar a circulação de recursos dentro do próprio município.

“Acreditamos muito nesta política de mobilidade, de incentivo ao trabalhador e ao empregador, de fomento da nossa economia local. É um processo onde todos ganham”, avaliou o prefeito. “Quatro Barras avança de forma pioneira neste sentido, sempre buscando o melhor para nossa população”, finalizou Tolardo. 

O JOIÃO – Criado no dia 21 de março de 2022, o Joião nasceu de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura de Quatro Barras e a então COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), hoje denominada Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP).

Hoje são 5 linhas ofertadas à população, que operam dentro do território de Quatro Barras, abrangendo áreas urbanas e rurais, e permitindo livre circulação a todas as regiões da cidade, gratuitamente. 

Uma das linhas, o ‘Joião da Cidadania’, foi criada com um percurso especialmente planejado para conectar bairros urbanos e rurais, priorizando, em seu itinerário, o deslocamento em regiões onde estão órgãos de atendimento ao cidadão, como Unidades de Saúde, UPA 24 horas, CRAS, entre outros.

Até dezembro do ano passado, o município contava com subsídios da COMEC na ordem de 25% do custo do transporte. A partir de janeiro deste ano, a Prefeitura custeia integralmente o programa, investindo cerca de R$ 280 mil mensais. 

Além de buscar melhorias permanentes para o Joião, a Prefeitura está em vias de implantar Wi-Fi gratuito em todos os ônibus operados pelo programa.

Só no último quadrimestre de 2022, foram registrados um total de 292.979 passageiros/trecho e mais de 142 mil km rodados. Todas as tabelas, horários e informações sobre o programa podem ser conferidas no site da Prefeitura (www.quatrobarras.pr.gov.br).

 


Imagens