• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Sucesso do início ao fim: 1ª QBFEST sela, com chave de ouro, os 61 anos de Quatro Barras

 

Publicado em: 07/11/2022 18:18 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Público estremeceu estrutura do Espaço Cinquentenário durante os shows memoráveis de Fernando & Sorocaba, Guilherme & Santiago, e Edson & Hudson e Gian & Giovani, que uniram as vozes no projeto ‘Boate Azul’. Programação ainda foi marcada por múltiplas atrações

A comemoração dos 61 anos de Quatro Barras vai ficar para a história. Seja pela época ímpar de superação da pandemia, seja pela grade de atrações e nomes nacionais da música sertaneja que movimentaram o Espaço Cinquentenário ao longo dos dias 4, 5 e 6 de novembro. 

Uma festa à altura de mais um ano da Joia Rara do Paraná, celebrada com muita música, parque de diversões, praças de gastronomia, feira de artesanato, eventos culturais e provas campeiras, valorizando a tradição e o regionalismo tão presentes na cidade.

O prefeito Loreno Tolardo, que fez questão de prestigiar a programação do início ao fim, disse que Quatro Barras hoje celebra a vida, as etapas difíceis vencidas (especialmente com a pandemia) e retoma uma nova fase, de alegria e progresso. 

“Avaliando o evento como um todo, só há motivos para comemorar. A festa proporcionou alegria, um momento de confraternização das famílias, das pessoas; ao mesmo tempo em que incentivou o comércio, o turismo, a movimentação na nossa cidade. Meus agradecimentos a todos os envolvidos, à organização, aos artistas, ao público que esteve aqui e aproveitou cada momento. Resumindo em poucas palavras: sucesso do início ao fim”, destacou Tolardo.

A programação da QBFEST foi múltipla e variada. Confira as principais atrações desta mega festa, que já entra para a história!     

BAILE DA MELHOR IDADE – A QBFEST manteve a tradição das festividades de aniversário, como acontece todos os anos, ao abrir a programação na sexta-feira (4) com o Baile da Melhor Idade, um momento de valorizar pessoas precursoras do desenvolvimento local, que tanto já contribuíram com a cidade.

Embalados pelo Grupo Os Bilias, idosos da Sede, Menino Deus, Borda do Campo e área rural – que compõem o Grupo Joia Rara -, além de grupos convidados de Campina Grande do Sul, participaram animados do baile no Ginásio Luiz Tolardo. Capricho e carinho não faltaram em mais este evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família.

A moradora da Colônia Maria José, Mariê Anne Andreatta, de 66 anos, disse estar animadíssima. “Estava com muita expectativa de estar presente no primeiro baile do município no pós pandemia. Hoje estamos vivendo um momento de superação, de renovação, de alegria! O baile está ótimo e eu estou muito feliz”, contou ela. 

O prefeito Loreno Tolardo, o vice-prefeito Jarbas Mocelin, e a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, realizaram a abertura oficial, dando as boas-vindas ao público e falando sobre a satisfação de abrir a QBFEST junto aos Grupos da Melhor Idade.

SESSÃO SOLENE – Momento importante também na Sessão Solene realizada na Câmara Municipal, que comemorou os 61 anos de Quatro Barras, com a presença de autoridades locais, membros da população e convidados. 

O evento foi aberto com uma emocionante interpretação dos hinos nacional e municipal, executada ao vivo pela moradora da cidade, Giulianna Zanchettin, neta da única mulher que já presidiu o Poder Legislativo, a então vereadora Sirlei Zanchettin. Giulianna emocionou o público com as melodias, acompanhadas, na voz e violão, pelo músico Alexandre Souza.  

Já na sequência, foram entregues os Títulos de Servidor Público Padrão aos servidores que se destacaram neste ano: o fiscal de tributos Leandro Esperancette; as auxiliares administrativas Rita de Cácia Sossela e Luciane Pereira Steffens; a auxiliar legislativa Rafaela Cavalcanti; a assistente social Merci Ribeiro de Souza; as agentes comunitárias de Saúde Juliana Piai Teckla, Ana Cristina Bento e Maria Luiza Rodrigues; e a professora Katiuscia Butzke Morais. Os servidores foram agraciados um a um pelo título, entregue por cada vereador proponente. 

Ao dar as boas-vindas ao público e declarar aberta a sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo José Lago (Dudu), lembrou a contribuição de várias pessoas nas mais de seis décadas da cidade, entre elas, seu pai (in memorian) Olair Ribeiro Lago, o Laio, sempre atuante no município, como vice-prefeito e vereador. Ele também frisou o bom relacionamento do Legislativo com o Executivo Municipal, que unem forças para fortalecer o desenvolvimento da cidade.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin também saudou o público, afirmando que Quatro Barras estava em festa, com justa homenagem na Câmara Municipal. Ele destacou que após as duras fases vividas com a pandemia, a festa chega para trazer alegria, com artistas locais e shows nacionais. “É uma alegria muito grande vivenciar este momento festivo”, disse ele.

Acompanhado pela mãe, dona Inez Tolardo, aos 83 anos; pela esposa Ederci e os filhos Thamires e Caio, o prefeito Loreno Tolardo também relembrou a história, citando um a um os prefeitos que geriram o município desde 1961, quando Quatro Barras foi emancipada. “Todos trouxeram contribuições importantes em meio aos grandes desafios da época”, frisou ele. 

O prefeito ainda destacou avanços históricos para a cidade nestes dois anos de governo, a exemplo da criação da Comarca de Quatro Barras; a implantação do Joião; a conquista do melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, na Região Metropolitana em 2021; a realização do programa de regularização fundiária Moradia Legal, em parceria com o TJPR; a implantação do Pronto Atendimento 24 horas e do SAMU; além dos expressivos avanços em geração de renda e empregos.

“Foram conquistas muito expressivas, eu diria históricas para a cidade. E muito ainda está por vir”, finalizou o prefeito, ao falar da satisfação e alegria por celebrar os 61 anos da cidade com um grande evento dedicado à população.  

A cerimônia foi encerrada com o tradicional corte do bolo, reunindo o público para um coquetel festivo. Entre as autoridades estiveram presentes a juíza de Direito da Comarca de Campina Grande do Sul, Dra. Camila de Britto Formolo; os promotores de Justiça Dr. Octacílio Sacerdote Filho e Dr. Fellipe José Gehr; o prefeito de Tunas do Paraná, Marquinho Baldon; o ex-deputado Neivo Beraldin; o representante do deputado Alexandre Curi, Paulo Breda; além de autoridades dos municípios de Campina Grande do Sul e Piraquara; vereadores, empresários locais, líderes de associações, conselhos municipais, servidores, Polícia Militar, Guarda Municipal e membros da sociedade. 

CONCURSO CULTURAL – A QBFEST também garantiu um momento de valorização da história, da cultura e da educação, pilares de suma importância, na avaliação do prefeito. Ao longo da programação de sábado (4), foi realizada a premiação do 2º Concurso Cultural Joia Rara do Paraná, que mobilizou mais de 2.700 alunos de escolas municipais, Escola Especial, CMEIS e EJA.  

Ao longo do mês de outubro eles realizaram, em conjunto com familiares e professores, trabalhos nas oito categorias propostas pelo concurso, que incluíram modalidades como desenho, pintura, fotografia, poesia, paródia e audiovisual, tendo como tema base a valorização da história e dos atrativos ambientais e turísticos do município.

No palco do Espaço Cinquentenário, 26 alunos receberam a premiação das mãos prefeito Loreno Tolardo e do secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues, com apoio organizacional da equipe da Educação.

"Estou muito feliz de ver nossos alunos sendo premiados. Todos estão de parabéns, os vencedores e os demais participantes, que mostraram através de seu trabalho as várias belezas e riquezas da nossa cidade. Faço aqui também uma menção especial ao EJA, com a participação e premiação de senhores e senhoras que nos dão a lição de que nunca é tarde para aprender", disse Tolardo, ao cumprimentar alunos e familiares.

FESTIVAL DE DANÇA – Movimento, disposição e graciosidade também marcaram as apresentações do Festival de Dança, realizado no Espaço Cinquentenário, durante a QBFEST. Professoras da Prefeitura animaram o público com atividades de aeróbica e academias da cidade também promoveram exercícios e dança, incentivando a prática esportiva. 
Destaque ainda para a apresentação de alunos dos projetos de dança e ritmos da Prefeitura, que mostraram não apenas a beleza da dança, mas a força do esporte como agente de transformação social.

PROVAS CAMPEIRAS – Tradição e regionalismo também estiveram garantidos, no sábado e no domingo, com as Provas Campeiras organizadas pelas Cabanhas Farrancho Galponeiro (Palmitalzinho) e Toca do Lobo (Florestal), com apoio da Prefeitura. No sábado, as provas de laço com moto vaca arrancaram aplausos do público que compareceu ao pipódromo local. No domingo, destaque para as provas de baliza, tambor e marcha, que evidenciaram o talento e a destreza dos ginetes e cavaleiros competidores. 

SHOWS – A música foi, sem dúvida, um dos pontos altos da QBFEST. Lindas apresentações e shows memoráveis com nomes consagrados do universo sertanejo fizeram o chão tremer no Espaço Cinquentenário. 

Na sexta-feira (4), primeiro dia da QBFEST, a grande atração foi o show da dupla Fernando & Sorocaba, que levou o público ao delírio com canções conhecidas nacionalmente. A dupla sertaneja arrastou uma multidão, que veio também de outras cidades próximas para acompanhar o show histórico. 

A dupla tem 14 anos de carreira e trouxe um repertório completo e ainda fez uma homenagem à cantora Marília Mendonça, falecida há um ano em trágico acidente aéreo. “Palmas para Marília Mendonça, viva Marília Mendonça!”, disse Sorocaba, logo após a meia-noite. Além do show nacional, o primeiro dia da QBFEST teve a participação de muitos artistas locais: Toni & Epa; Pedro Neto & Adriano; Giulianna Zanchettin e Jean Lucas & Gabriel.

No sábado (5), sucesso com outra grade completa de artistas. A dupla sertaneja Guilherme & Santiago foi a estrela da noite, com uma apresentação impecável, somando 25 anos de carreira. Um dos pontos altos foi a canção 'E daí?', composta por Dann Nascimento. 

Artistas locais também se apresentaram no segundo dia da QBFEST, entre eles Roberta Cruzeiro (sertaneja curitibana); Grupo Bom Momento (samba e pagode, com integrantes de Quatro Barras e Campina Grande do Sul); Larissa & Isabela (sertanejas de Curitiba) e Cleiton Lima (sertanejo de Quatro Barras). A conhecida dupla sertaneja curitibana, Willian & Renan, abriu o show de Guilherme & Santiago.

No terceiro dia de shows, no domingo (6), foi a vez do projeto memorável ‘Boate Azul’, sob comando das duplas Edson & Hudson e Gian & Giovani. Um espetáculo do início ao fim. 'Boate Azul - Ao Vivo' é um musical com três horas de duração com canções clássicas do universo sertanejo – uma apresentação que fez o público cantar, dançar e curtir, fechando com chave de ouro a QBFEST.

Ao longo do dia, o palco do Espaço Cinquentenário também recebeu apresentações musicais de vários gêneros, passando pelo gospel, rock, sertanejo e música eletrônica. Subiram ao palco os artistas locais Ernani Lorival e Rafa Santos (gospel), Marcinho Rocha (Sertanejo); Giovanni Zanchettin e Banda Velhos Dias (Rock); Banda Sópaz (Surf Rock); DJ Alex DartSom (Música eletrônica); TCP e André Neto (Sertanejo); e abrindo o show nacional, a jovem Brenda D’Angelis, com seu estilo country.

Toda a programação também foi acompanhada pela embaixadora da QBFEST, a influencer Tati Crespa, que ao longo dos três dias mobilizou seguidores para acompanhar este momento histórico da cidade.

O evento também contou com cobertura integral da Rádio Graciosa FM 87,9, emissora fundada em Quatro Barras no aniversário da cidade - em 9 de novembro de 2013 - e que, portanto, comemora aniversário junto com o município. Além da cobertura durante as festividades, a emissora vai lançar novos conteúdos para toda a semana que sucede os três dias do evento.

OUTRAS ATRAÇÕES – Com 30 mil metros quadrados de área, sendo 4 mil em área coberta para receber os milhares de visitantes, o Espaço Cinquentenário contou com um palco master, pistas vip e geral para o público, 36 camarotes, além das áreas destinadas à gastronomia, feira de artesanato e parque de diversões. 

Os artesãos de Quatro Barras também puderam expor e comercializar seus trabalhos com estandes variados, compostos por produtos como flores artificiais, produtos veganos, itens produzidos em crochê, bijuterias, entre outros. 

A presidente da Associação dos Feirantes de Quatro Barras, Joselaine Biscoski, disse que os artesãos ficaram felizes com a oportunidade. "A parceria com a Prefeitura Municipal está cada vez mais forte e, com nosso trabalho, conseguimos apresentar a beleza do artesanato da cidade", concluiu. 

Na avaliação do prefeito, a festividade não apenas simbolizou a efetiva retomada pós pandemia, como também foi um momento de comemorar a emancipação política da cidade, de celebrar a vida e oferecer alegria neste momento festivo, além de estimular o comércio, o turismo e a visitação na cidade, gerando renda e empregos. 

SEGURANÇA E SAÚDE – A segurança dos visitantes esteve garantida na QBFEST, com a presença de efetivo da Guarda Municipal de Quatro Barras, Polícia Militar e Polícia Civil do Paraná. A PM montou uma estrutura diferenciada, com divisão do efetivo por horários, durante o dia e à noite, conforme informações do 1° Tenente, R. Oliveira, do 29° Batalhão da Polícia Militar.

A Guarda Municipal de Quatro Barras também manteve efetivo de segurança, em conjunto com as polícias militar e civil, e ainda foi responsável pela orientação e fiscalização do trânsito nos arredores do Espaço Cinquentenário. 

Estrutura especial também da Delegacia Móvel de Futebol e Eventos - a Demafe – que montou um ponto de apoio dentro de um ônibus, estacionado na entrada do Espaço Cinquentenário. O delegado da Demafe, Luiz Carlos de Oliveira, disse que a segurança foi uma das prioridades e que tudo transcorreu bem.

Equipes de Saúde também fizeram plantão durante a QBFEST, com uma ambulância equipada e profissionais à disposição, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, para qualquer eventual necessidade de atendimento. 

A 1ª QBFEST teve a realização da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, Nova Era Promoções de Eventos e Uau Tickets.