Equipe da Secretaria da Mulher visita Guarapuava, que é referência nacional no atendimento ao público feminino

Publicado em: 26/04/2023 16:37 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Meta foi compartilhar experiências e conhecer ações e projetos voltados à mulher

Recém-criada em Quatro Barras, a Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos (SMEMDH) nasceu com a proposta de estabelecer políticas públicas específicas para a mulher e também em defesa dos direitos humanos. Estas políticas abrangem não apenas ações de combate à violência e a busca pela igualdade de direitos, como também a garantia de oportunidades para o público feminino, seja através de capacitações para a carreira profissional ou no estímulo ao empreendedorismo.

Com a meta de compartilhar experiências e conhecer ações que já vêm dando certo a nível estadual e também nacional, a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Tolardo, juntamente com as servidoras Silvana Fernandes e Elaine Kalinski, estiveram na cidade de Guarapuava, na semana passada, para conhecer a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que é referência - no Brasil - no atendimento ao público feminino.

A equipe da SMEMDH também foi acompanhada pela Procuradora da Mulher em Quatro Barras, vereadora Lucinéia Alves, e pela procuradora adjunta Juliana Rodrigues.

Em Guarapuava, a receptividade e a solidez nos trabalhos desenvolvidos chamaram a atenção. A equipe foi recebida pela secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran de Lima, e por sua equipe técnica, que apresentaram programas hoje desenvolvidos e a caminhada de aprendizado desde a implantação da pasta no município.

A equipe também visitou a Procuradoria da Mulher, na Câmara Municipal de Guarapuava, onde foi recepcionada pela vice-procuradora da Mulher, Fabíola Balhs, que representou a procuradora Bruna Spitzner.

A comitiva também foi recebida pela deputada estadual, Cristina Silvestri, que já atuou como Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Ela falou sobre políticas voltadas à mulher e os avanços e os desafios quanto a este tema no Estado. De forma bastante receptiva, Cristina apresentou o município de Guarapuava à equipe, colocando-se à disposição de Quatro Barras para parcerias e ações conjuntas.

“Foi uma grata surpresa ter conhecido a cidade de Guarapuava e o trabalho tão significativo no que diz respeito às políticas direcionadas à mulher, seja pela dinâmica de projetos, seja pela hospitalidade de todos. Esta troca de experiências certamente fortalecerá nosso trabalho”, disse Ieda. “Além de se colocarem à disposição, as equipes de Guarapuava parabenizaram Quatro Barras pela iniciativa de criar uma pasta própria para a mulher, que era um anseio do prefeito Tolardo”, destacou a secretária.