• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

‘Tecnologia e projeto de ensino integral serão grandes aliados da Educação em 2023’, diz prefeito Tolardo

 

Publicado em: 02/02/2023 17:09 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Anúncio dos novos investimentos, que começam a chegar nesta semana nas escolas e CMEIS, foi feito na noite de ontem, durante a abertura da Formação Continuada dos profissionais da Educação. Outra novidade é o lançamento da parceria com o Sesi, para a educação em tempo integral

2023 promete ser um ano de avanços importantes no setor educacional. Depois de investir em obras de revitalização em escolas e CMEIS (que continuam neste ano), de lançar novos kits de materiais e uniformes escolares, e consolidar diversas outras melhorias na área, a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria de Educação, agora lança, em especial, dois projetos inovadores: o uso da tecnologia como forte aliada dos profissionais em sala de aula; e também a parceria inédita com o Sistema FIEP/Sesi para o projeto de educação em tempo integral.

As novidades foram anunciadas na noite desta quarta-feira (1º), durante a abertura da Formação Continuada dos Profissionais da Educação - a tradicionalmente conhecida “Semana Pedagógica”, no salão paroquial da Igreja Matriz. O evento, que marca o início do ano letivo e também dá as boas-vindas aos profissionais da Educação, reuniu cerca de 400 colaboradores, entre professores, atendentes infantis, diretoras, supervisoras, merendeiras, zeladoras, motoristas, entre outras categorias.

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo destacou as ações previstas para 2023 e disse que a tecnologia será a grande aliada da Educação neste ano. “Queremos oferecer aos nossos alunos cada vez mais ferramentas interativas e de suporte à aprendizagem. É um estímulo importante especialmente neste momento de pós-pandemia, em que os esforços voltados à Educação devem ser intensificados. É um olhar especial, de atenção à Educação”, destacou Tolardo.

TECNOLOGIA EM SALA DE AULA – Os investimentos anunciados pelo prefeito contemplam vários equipamentos que chegam já a partir desta semana em escolas e CMEIS. Cada sala de aula, por exemplo, passará a ter um televisor 55 polegadas conectado à um notebook. Cada laboratório também receberá um novo notebook. Para os alunos do 5º ano, a novidade é ainda maior. Em cada sala haverá uma televisão interativa digital, que abrirá novos campos de pesquisa e interação para professores e alunos, bastando um clique na tela.  

Outra ferramenta importante, entregue durante a cerimônia de abertura desta quarta-feira, é o tablet para uso em sala de aula. Todos os professores da rede municipal de ensino e atendentes infantis receberam um tablet para apoio nas atividades pedagógicas.

O prefeito Tolardo; o vice-prefeito Jarbas Mocelin e o secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré); fizeram as primeiras entregas dos tablets à representante das professoras, Luciane Pereira Rocha, e à representante das atendentes infantis, Franciele Coning. Ainda durante o evento, cerca de 300 tablets foram entregues aos profissionais, que comemoraram a notícia.

“Será um avanço em termos de pesquisa, de interação e também de engajamento dos alunos. É um avanço importante e que trará reflexos muitos positivos em sala, aumentando, inclusive, o interesse pela aprendizagem”, disse a professora Elaine Dalla Riva, que há 22 anos leciona na Escola Municipal João Curupaná da Silva, no Jardim Menino Deus.

Outro projeto, que em breve será lançado, é a internet Wi-Fi 6.0 nas escolas e CMEIS, com tecnologia de ponta, que está sendo viabilizada em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Aliados à tecnologia, a Secretaria de Educação também investiu em novos materiais didáticos da APRENDER Editora, que serão utilizados em sala para reforçar o processo de aprendizagem.     

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL – Outro momento determinante da Formação Continuada foi a assinatura do contrato com o Sistema FIEP/Sesi para implantação do Projeto de Educação em Tempo Integral, que neste primeiro momento vai atender cerca de 300 alunos da rede municipal, do 1º ao 5º ano.

O contrato foi formalizado pelo prefeito Tolardo e pelo gerente de Educação Básica da FIEP, na Região Metropolitana, Rodrigo Lupateli José. O novo projeto prevê aulas de contraturno escolar nas instalações do Sesi, em Quatro Barras, com uma grade variada de disciplinas que incluem Informática, Inglês, Robótica, Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Xadrez – todas oferecidas gratuitamente. 

Tolardo lembra que a educação em tempo integral hoje é reflexo de um trabalho que iniciou há mais de uma década. “Uma filosofia de ensino que começamos a implantar lá em 2012, em nosso primeiro mandato e que hoje ganha remodelagem, depois de um conceito testado e aprovado pela comunidade escolar. Uma ferramenta requintada, e que como toda nova ideia, com o tempo, tende a ser aprimorada”, disse. 

Ainda conforme o prefeito, a meta daqui por diante é aumentar o número de alunos contemplados, ampliando o projeto. “A educação é o caminho para transformamos a sociedade. Hoje, a Prefeitura não apenas inova em termos tecnológicos, mas também aposta muito na qualidade do ensino ofertado. No ano passado, lideramos o IDEB na Região Metropolitana de Curitiba e nossa meta é avançar cada vez mais”, destacou Tolardo.

OBRAS E INVESTIMENTOS - Além de efetivar a nova parceria, Tolardo assinou, durante o evento, ainda outros seis termos: o empenho para aquisição de laboratórios educativos, telas interativas e equipamentos recreativos; o empenho para compra de novo mobiliário para as salas de aula; a autorização para licitação das obras de ampliação da Escola Municipal João Curupaná da Silva, do CMEI Tia Jaci e da Escola Municipal Tancredo Neves (ampliação da cozinha); além do termo de conclusão das novas salas de aula na Escola Especial Joanna Valache, no Itapira.   

Há 10 anos merendeira na Escola Tancredo Neves, Ana Lúcia Schinda, disse que as obras vão permitir um atendimento ainda melhor aos alunos. “É uma obra há muito tempo aguardada por todas nós. Trabalhamos em três na cozinha, atendendo cerca de 200 alunos. O espaço maior vai permitir acondicionar melhor os alimentos, além de facilitar o preparo”, contou Ana.

A diretora da Escola João Curupaná, Cristina Godoy; a atendente infantil do CMEI Tia Jaci, Valdineia Schelemei; e a professora da Escola Especial Joanna Valache, Dinani Prodócimo Ribeiro Pinto, também comemoraram as benfeitorias nas instituições onde lecionam, citando os benefícios no dia a dia dos alunos. “A ampliação da escola era muito aguardada, precisávamos de novas salas. Tudo isso irá refletir na qualidade do ensino prestado às crianças”, disse Cristina.

PALESTRA – Após o anúncio dos projetos e as boas-vindas aos profissionais da Educação, os colaboradores assistiram à palestra do Doutor e Mestre em Educação, Cleber Fabiano, que trouxe como tema a “Gestão da felicidade e resolução de conflitos”, abordando vários aspectos do cotidiano, como forma motivacional para o início do ano letivo. 

PRESENÇAS – Também estiveram presentes o novo pároco da Igreja São Sebastião, Padre Milton, que destacou a bonita missão que os profissionais da Educação desempenham; o vereador Kayo Augustus dos Santos, representando a Câmara Municipal; além de secretários municipais e servidores da Educação. 

FORMAÇÃO CONTINUADA – A Formação Continuada, como o próprio nome diz, se estenderá pelo ano letivo. Nesta quinta-feira (2), sexta-feira (3) e na próxima segunda-feira (6), 17 capacitações estão previstas, divididas por temas e áreas de atuação dos profissionais. Na terça-feira (7), os mais de 2.600 alunos da rede municipal retornam a seus espaços escolares.