SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA APRESENTA RESULTADOS DO SEU PROGRAMA DE PROTEÇÃO DE NASCENTES E MICROBACIAS

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA APRESENTA RESULTADOS DO SEU PROGRAMA DE PROTEÇÃO DE NASCENTES E MICROBACIAS


Publicado em: 20/09/2019 09:07 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA APRESENTA RESULTADOS DO SEU PROGRAMA DE PROTEÇÃO DE NASCENTES E MICROBACIAS

Foto: Diego Tiller/PMQB

 

Nesta terça-feira, 17, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura apresentou os resultados do seu Programa de Proteção de Nascentes e Microbacia, com a presença do representante da SEAB, Marcio Jacometti e do Técnico da Emater Odairson Primieri. Nessa ocasião, os técnicos da Prefeitura apresentaram os resultados obtidos ao longo dos mais de dois anos de trabalho, bem como sugestões de aprimoramento ao programa estadual.

O programa de proteção de nascentes e microbacias prevê diversas ações como a recuperação de nascentes, o seu isolamento, por meio de cercas das áreas de proteção permanente (APP) localizadas no entorno das nascentes, instalação de sistemas de fossas sépticas domiciliares, coletivas e individuais, assim como a melhoria dos carreadores (acessos internos das propriedades rurais).

Ao todo 41 propriedades rurais foram beneficiadas por meio das ações previstas no programa. A escolha das unidades beneficiadas se deu através da escolha junto ao seu Núcleo Gestor instituído com essa finalidade específica.

Fossas sépticas foram construídas em 20 propriedades rurais; 114 horas-máquina foram necessárias para abertura e melhorias de carreadores em 29 propriedades; 31 nascentes, em 27 propriedades diferentes, foram protegidas, por meio da técnica de proteção de nascentes solocimento. Além da proteção das nascentes, o projeto também propiciou o transporte e reservação dessas águas, por meio de aquisição e instalação de canos de PVC e de 27 caixas d’água de 500 litros, facilitando, assim, o uso seu múltiplo. Para se promover a proteção dessas nascentes, cercas estão sendo instaladas, construídas com palanques de eucalipto, com uma linha de arame liso e duas de farpado.

Estima-se que em torno de 200 pessoas foram beneficiadas diretamente por meio de todas as ações implementadas. Indiretamente, grande parte  da população de Quatro Barras é beneficiária, pois se utiliza dessas águas para seu abastecimento público.

Para o Coordenador da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Leverci Silveira Filho, “Pela primeira vez o município passa a ter um olhar mais sensível com a proteção de nascentes, que fazem parte do Patrimônio Natural de Quatro Barras. E essa parceria com os agricultores, além de levar saneamento até as suas propriedades, também os sensibilizou com relação à responsabilidade deles com a preservação dos recursos hídricos”.

É a Prefeitura Municipal trabalhando com parcerias estratégicas, visando a qualidade ambiental para os agricultores e seus benefícios para toda a coletividade.


Leia também

Coordenadoria de Controle Interno

Quatro Barras tem contas de 2018 aprovadas pelo TCE

16/10/2019 09:44

Secretaria Municipal de Educação

Programação diferente no mês das crianças nas Escolas e CMEIs.

11/10/2019 16:32

Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude

Bolsa Atleta 2020

07/10/2019 17:51

Secretaria Municipal de Ordem Pública

OPERAÇÃO SINERGIA - QUATRO BARRAS

07/10/2019 15:31