Inauguração da Sala do Empreendedor fortalece empreendedorismo e abre oportunidades de negócios

Inauguração da Sala do Empreendedor fortalece empreendedorismo e abre oportunidades de negócios


Publicado em: 07/12/2018 11:37 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Inauguração da Sala do Empreendedor fortalece  empreendedorismo e abre oportunidades de negócios

Parceria com a Agência de Fomento Paraná, SEBRAE e Associação Industrial e Comercial – QBCAMP viabiliza implantação da Sala do Empreendedor

A inauguração da Sala do Empreendedor na sexta-feira (30) reuniu autoridades e funcionários responsáveis pelo atendimento. O projeto pretende facilitar a abertura de microempresas, desburocratizando o processo de concessão de alvarás e licenças. O trabalho em parceria com a Agência de Fomento Paraná visa facilitar o acesso ao crédito dos pequenos e médios empreendedores locais.

A ideia é gerar renda e fazer com que os recursos circulem no comércio local. A equipe  sob a coordenação do agente de desenvolvimento, Carlos Eduardo Teixeira, conta ainda com uma agente de crédito, Marilene da Rocha, e mais dois estagiários para atendimento ao público.

A solenidade contou com a presença de empresários do setor, entre os convidados, a ex-vice-governadora, Emília Belinati, atualmente  assessora de Relações Institucionais da Fomento Paraná;  o consultor do SEBRAE, Marcos Alves Góes, e a Diretora Social da Associação Industrial e Comercial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul – QBCAMP, Lucilei da Cruz Santos.  

O projeto da Sala do Empreendedor foi idealizado pelo prefeito Angelo Andreatta (Lara), e pelo secretário de Desenvolvimento   Industrial, Comercial e Turístico, Marco Aurélio Bürkner. A execução do projeto ficou a cargo do Coordenador Geral, Leverci Silveira Filho.

A Sala do Empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; facilitar a abertura de novas empresas; regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEIs).

A parceria com o SEBRAE, desde 2017,  possibilitou treinamento dos funcionários responsáveis pela Sala do Empreendedor, cursos para empreendedores, palestras de capacitação. Ao todo já foram 2.897 atendimentos só em 2018. Entre os serviços estão a formalização de CNPJ, solicitações de alvarás, emissão de notas fiscais, e orientação para acesso ao crédito.

A Sala do Empreendedor é parte de um programa municipal denominado Cidade Empreendedora que visa apoiar o pequeno e micro empresário. A parceria com o SEBRAE resultou em cursos de qualificação, composição de Comitê Gestor e culminou  na abertura da Sala do Empreendedor. 

O principal desafio da Sala do Empreendedor  é trabalhar para desburocratização na abertura de empresas, facilitar o acesso ao crédito, qualificar empreendedores inserindo-os no mercado competitivo, incluindo as compras públicas. Vale ressaltar  que a Prefeitura  é um dos maiores compradores de insumos e serviços do município.  

O Programa Cidade Empreendedora também prevê parcerias estratégicas atuando no sentido de fomentar o associativismo, a educação empreendedora para a inovação e uso de novas tecnologias.

O diretor geral, Leverci Silveira Filho, destaca a importância da Sala do Empreendedor. “O objetivo desta gestão é auxiliar também o pequeno empreendedor, despertando nele a capacidade de acreditar em seus sonhos, trilhando com ele um caminho seguro para a viabilidade do seu negócio. Seja qualificando, formalizando ou auxiliando o empresário na obtenção de linhas de crédito, ou ainda, apontando os horizontes para que possa ganhar novos mercados”, afirmou.

 


Leia também

Secretaria Municipal de Educação

Teatro para crianças previne acidentes com a rede elétrica

22/03/2019 15:30

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura

Mutirão de atualização e realização de novos cadastros nos Programas Sociais

22/03/2019 11:27

Secretaria Municipal de Governo

Quatro Barras recebe edição do Dia do Evangélico

19/03/2019 12:13

Secretaria Municipal de Urbanismo Infraestrutura e Frotas

Rua Demerval Bielski recebe obras de pavimentação

18/03/2019 16:55