Em reunião com protetoras, prefeito fala sobre compromisso com a causa animal

Publicado em: 17/04/2021 15:39 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Em reunião com protetoras, prefeito fala sobre compromisso com a causa animal

Encontro realizado nesta quinta-feira (15) condiz com a campanha de conscientização Abril Laranja, para prevenção da crueldade contra animais

O abandono de animais e, em muitos casos, os animais semi-domiciliados são desafios atuais e comuns das cidades. O tema entra como política pública dada à relevância de soluções conjuntas, que envolvam poder público, organizações, voluntários e toda a população. Este foi o tema da reunião realizada nesta quinta-feira (15), entre o prefeito Loreno Tolardo; a responsável pelo Departamento de Proteção Animal da Prefeitura, Pamela de Oliveira; e protetoras da cidade, que realizam um intenso serviço no amparo de animais.

Neste encontro, as protetoras apresentaram demandas para auxílio nas ações de proteção animal, englobando desde cuidados a animais em situação de rua até a etapa final do processo, que consiste no encaminhamento desses animais às campanhas de adoção, para que tenham um novo lar.

Tolardo recebeu as solicitações, disse que apoiará o trabalho e falou do compromisso que pactuou com a causa animal, mesmo antes de assumir a Prefeitura. "Este é um tema que fez parte do nosso Plano de Governo e que vamos cumprir. Estamos abertos ao diálogo e ao conhecimento das necessidades das protetoras. Quero dizer da minha boa vontade com relação a este tema", afirmou ele.

Algumas ações já vem sendo efetivadas pela gestão neste sentido. Tramita na Prefeitura o projeto para o Banco de Rações e já foi pactuada uma parceria com a Secretaria de Educação para inserção do tema Guarda Responsável nos conteúdos aplicados do 1º ao 5º ano das escolas municipais, o que será determinante para a conscientização e correção de condutas sobre a prática de abandono nas comunidades, através da Educação.

O encontro com as protetoras acontece em um momento importante para a causa animal: neste mês é realizada a campanha Abril Laranja, que visa conscientizar e prevenir atos de crueldade contra animais. A campanha é uma iniciativa da ASPCA (Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade a Animais) e é realizada por diversos órgãos públicos e iniciativas privadas.

Diante da temática tão atual na sociedade, a Prefeitura de Quatro Barras faz um apelo à população para que não abandone animais e que denuncie esta prática criminosa pelo telefone: (41) 3671-7779. Pratique a guarda responsável: é nosso dever cuidar de quem cuida de nós.