Combate à Covid-19 em Quatro Barras: confira como está o andamento vacinal

Publicado em: 26/03/2021 17:07 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

O município de Quatro Barras já recebeu até o momento 1.858 doses da vacina contra a Covid-19, entre imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan e pelo laboratório AstraZeneca.

Deste total, 1.479 imunizantes foram utilizados para a primeira dose e os outros 379 para aplicação da segunda dose.

Profissionais de Saúde da linha de frente no combate ao coronavírus, profissionais das Unidades de Saúde, outros profissionais da área, idosos em instituições de longa permanência e seus respectivos cuidadores, além de idosos da população, com 70 anos ou mais, foram os grupos já contemplados.

Segundo informações do Departamento de Epidemiologia da Prefeitura de Quatro Barras, até às 11h desta sexta-feira (26) 1.337 pessoas já haviam sido vacinadas no município com a primeira dose, além de outras 256 já imunizadas com as duas doses da vacina.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o estoque atual de vacinas é de 270 doses, que permitirão a continuidade da imunização de idosos com idade de 70 anos ou mais. Deste total, 120 doses estão destinadas à segunda aplicação da vacina, prevista para ocorrer já na próxima segunda-feira (29).

Ao todo, 87 pessoas receberam a dose inicial em seus domicílios e 69 irão receber a segunda dose também em suas residências, tendo completo o esquema vacinal.

Medidas de enfrentamento
Além dos esforços constantes das equipes de Saúde em agilizar todo o processo de vacinação, a cada chegada de novos lotes de vacinas enviados pelo Governo do Estado, a Prefeitura também vem adotando algumas estratégias para diminuir a exposição dos vacinados, como a implantação do sistema Drive Thru e a alternância de horários para pessoas contempladas com a primeira e a segunda dose.

Para isso, as equipes adotaram o horário das 9h às 14h para aplicação da primeira dose, e das 14h às 16h30 para aplicação da segunda, evitando a junção dos dois grupos e as consequentes filas de espera.

Outras medidas para contenção da doença também estão em curso, como a realização de ações de testagem em massa para diagnosticar e isolar casos positivos da doença. Cinco delas já foram realizadas e a sexta ocorre neste sábado (27), das 9h às 16h, no estacionamento da Prefeitura.

O município também criou o canal Disk Aglomeração, que estabelece contato direto com a Guarda Municipal para coibir a aglomeração de pessoas e os consequentes riscos de contágio, através do telefone (41) 3672-3020.

Também estão centralizados os atendimentos a pacientes com suspeita de infecção por coronavírus em uma unidade própria: a Central Médica de Atendimento à Covid-19 na Borda do Campo.

O prefeito Loreno Tolardo disse que as equipes não vem medindo esforços nas ações de planejamento, atendimento e consolidação do esquema vacinal, dando a maior celeridade ao processo, de forma a garantir um rápido atendimento à população. "Estamos todos fortemente imbuídos nesta causa, porque entendemos que cada esforço pode fazer a diferença quando o objetivo é salvar vidas", disse o prefeito.

Novas doses
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, as equipes aguardam a chegada de um novo lote de vacinas neste sábado (27), dando sequência ao Plano Municipal de Vacinação. A meta da Prefeitura é contemplar, já na semana que vem, os idosos com idade acima dos 65 anos, mediante o recebimento de novos lotes do imunizante.