• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Covid-19: Quatro Barras inicia vacinação de idosos acima de 90

 

Publicado em: 09/02/2021 17:24 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Covid-19: Quatro Barras inicia vacinação de idosos acima de 90

Lote contendo 70 vacinas chegou ontem (8), enviado pelo Governo do Estado. Aos 103 anos, Sr. Raul da Paz já recebeu a vacina hoje

Quatro Barras iniciou nesta terça-feira (9) a 2ª fase de vacinação contra a Covid-19. Um novo lote contendo 70 doses da vacina Coronavac foi enviado ontem pelo Governo do Estado. As vacinas são direcionadas exclusivamente para idosos acima de 90 anos, devido à alta taxa de mortalidade deste grupo.
    
Já na parte da manhã, equipes da Secretaria de Saúde se deslocaram para imunizar os idosos. Um deles foi o morador do Jardim Patrícia, Sr. Raul Pedro da Paz, aos 103 anos, recém completados no dia 1º de janeiro. Bastante lúcido e ativo, Raul elogiou a habilidade da enfermeira Angelica Lopes da Cruz, que aplicou a dose, e falou da felicidade de receber o imunizante. 
    
"Gostei muito, quase não senti a aplicação. Dei até os parabéns à enfermeira", disse ele. Raul contou que ao longo dos mais de cem anos, nunca tinha presenciado uma pandemia com a mesma rapidez de disseminação. "Tudo mudou muito. O mundo mudou. Mas fico feliz por estar vacinado", disse ele, dando um exemplo de consciência, ao afirmar que vai seguir com todos os cuidados sempre que sair de casa, como o uso de máscaras.
    
Assim como Raul, idosos de várias localidades receberam a vacina, a exemplo da moradora do Jardim Menino Deus, Ozana Lopes de Oliveira, aos 98 anos. Ao todo, foram vacinados 21 idosos nesta terça-feira e a imunização continua amanhã (10). 
    
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que idosos acima dos 90 anos que não foram procurados pelo Setor de Epidemiologia, por não constar no cadastro do SUS, devem entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8866, solicitando a vacinação. 

Fase 1 e 2
Ainda segundo informações da Secretaria, as equipes aguardam o envio de novos lotes para dar continuidade à vacinação de parte dos profissionais de Saúde ainda não contemplados na 1ª fase. 
    
Ao todo, Quatro Barras recebeu até o momento 359 doses da vacina contra o coronavírus. Deste total, já foram imunizados profissionais da linha de frente no combate à doença, profissionais de Saúde das Unidades Básicas, moradores e idosos das Instituições de Longa Permanência e parte dos demais profissionais de Saúde em atividade no município, conforme avaliação de risco. 

Próximas etapas    
As etapas sequenciais de vacinação da 2ª fase englobam idosos acima dos 85 anos e acima das faixas de 80, 75, 70, 65 e 60 anos; além de pessoas com deficiência e agentes de segurança.  
    
A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, diz que o município aguarda ansiosamente pela chegada de mais vacinas. "Recebemos este lote direcionado aos idosos acima de 90 anos, mas à medida que novos lotes forem chegando daremos continuidade à vacinação dos profissionais de Saúde. É importante enfatizar que estamos seguindo rigorosamente o ordenamento determinado pelas autoridades estaduais", disse a secretária.
    
O prefeito Loreno Tolardo disse que tanto a abertura da 2ª fase é importante, como o término da 1ª. " Como é uma demanda mundial, sabíamos que a distribuição dos imunizantes seria de forma escalonada e gradual. Nosso desejo é que a vacinação contemple a todos o mais rápido possível. Nossas equipes estão se organizando para agilizar todos os procedimentos a cada novo lote", destacou o prefeito, falando sobre a felicidade de o município já poder iniciar a imunização da população.  
 


Imagens