• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Covid-19: Prefeitura divulga estágio atual do Plano Municipal de Vacinação

 

Publicado em: 05/02/2021 11:08 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Covid-19: Prefeitura divulga estágio atual do Plano Municipal de Vacinação

Os dois lotes de vacinas já recebidos pelo Governo do Estado permitiram imunização dos profissionais da linha de frente no combate à doença e profissi

Quatro Barras recebeu até o momento 289 doses da vacina contra a Covid-19, entre imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan e pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. 
    
Os dois lotes enviados pelo Governo do Estado permitiram imunizar 289 dos 530 profissionais da área da Saúde, conforme escalonamento que considera a avaliação de risco - qual a atividade que os profissionais exercem e o local de trabalho onde estão inseridos.
    
Seguindo os parâmetros do Plano Estadual de Vacinação, o Plano Municipal priorizou os profissionais da linha de frente no combate à Covid-19 e profissionais de Saúde que estão mais expostos ao contágio da doença. 

Quatro Barras hoje  
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, Quatro Barras hoje encontra-se na Fase 1 de vacinação. Esta fase contempla os profissionais de Saúde, escalonados em 10 grupos (confira o box), e moradores e profissionais das Instituições de Longa Permanência. 
    
O município está na etapa final da Fase 1, faltando parte dos grupos 9 e 10, que englobam profissionais dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares (inclusive em teletrabalho devido à pandemia, em instituições públicas ou privadas), trabalhadores atuantes em farmácia, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados pela Covid-19, cuidadores domiciliares, doulas e trabalhadores atuantes na área administrativa, inclusive de gerência e gestão da Saúde. 
    
A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, disse que o Plano Municipal de Vacinação terá prosseguimento assim que novas doses da vacina forem enviadas pelo Estado. "Assim que a SESA disponibilizar mais doses da vacina, a imunização será retomada por meio de agendamento, seguindo os grupos prioritários elencados pelos órgãos estaduais", disse a secretária.
    
O prefeito Loreno Tolardo destacou que vem pedindo à equipe o máximo esforço e agilidade na aplicação das vacinas, no momento de chegada de cada lote. "Sabíamos que seria um processo gradual, porque é uma demanda que está acontecendo no mundo todo. Temos seguido à risca o ordenamento dos grupos prioritários, conforme orientações das autoridades estaduais, imunizando inicialmente os profissionais de Saúde mais expostos à Covid-19. A medida que novas vacinas chegarem, estenderemos aos demais grupos. Nosso desejo é que isso ocorra o mais breve possível", afirmou o prefeito.   

Fase 1
1.  Trabalhadores/vacinadores contra a Covid-19;
2.  Trabalhadores e moradores de Instituição de Longa Permanência;
3.  Trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência de referência à  Covid-19, Clínicas de Diálise, Serviço de Oncologia;
4.   Trabalhadores de Centros de Atendimento à Covid-19;
5.   Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centros de Atenção Psicossocial;
6.   Trabalhadores de laboratórios que coletam ambulatorialmente e processam testes/exames laboratoriais para a Covid-19;
7.  Trabalhadores dos demais serviços de Urgência e Emergência, como os Pronto Atendimentos (PA) que não são referência para a Covid-19 e de hemocentros;
8.   Trabalhadores que atuam na vigilância em Saúde que desenvolvem atividades de campo relacionadas à Covid-19;
9.  Trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácia, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (Covid-19), cuidadores domiciliares, doulas e trabalhadores atuantes nas áreas administrativas, inclusive gerência e gestão da saúde;
10. Trabalhadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, que se encontram em teletrabalho devido à pandemia, e demais não listados anteriormente.

Fase 2
1.  Idosos acima de 80 anos
2.  Idosos acima de 75 anos
3.  Idosos acima de 70 anos
4.  Idosos acima de 65 anos
5.  Idosos acima de 60 anos
6.  Pessoas com deficiência
7.  Agentes de Segurança

Fase 3
1.  Pessoas com comorbidades

Fase 4
1.  Trabalhadores educacionais e sociais (CRAS, CREAS e Unidades de Acolhimento)
2.  Caminhoneiros
3.  Trabalhadores do Transporte Coletivo (cobradores, motoristas e administrativo)
4.  Agentes e detentos