Nova sede da Gibiteca será polo de leitura na Praça Raulino Alves Cordeiro

Publicado em: 16/12/2020 12:07 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Mais um espaço cultural será entregue à comunidade. O prefeito Lara assinou hoje (16) a homologação do processo de licitação para início das obras da nova sede da Gibiteca na Praça Raulino Alves Cordeiro. Uma das maiores e mais atuantes gibitecas da Região Metropolitana de Curitiba agora terá sua sede própria, com espaços para leitura e oficinas com aulas gratuitas para a comunidade. Tudo isso em um layout moderno, que permitirá ao leitor e visitante usufruir do acervo também ao ar livre.

Os investimentos somam mais de R$ 177.227,20 e são provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Jorge Gomes de Oliveira Brand (Goura), através de convênio com o Paraná Cidade.

Com mais de 9 anos de existência e um acervo de cerca de 8 mil exemplares, a Gibiteca alcança mais uma conquista em sua tajetória, segundo o cartunista e professor Enéas Ribeiro Corrêa. "A Gibiteca vai completar seus 10 anos em 2021 e se consolida cada vez mais como um espaço de novos talentos, de fomento à produção cultural. Agradeço à todos pelo grande esforço em tornar este sonho realidade", disse Enéas.

A secretária de Assistência Social e Cultura, Adriane Gomes Andreatta, que coordena o espaço, falou da satisfação de todo o trabalho realizado. "É um momento de agradecimento e de orgulho por tudo o que foi feito. Desde o início da gestão, o prefeito valorizou o orçamento da Cultura e mesmo com a pandemia conseguimos fomentar esse setor tão importante. A nova sede da Gibiteca é mais uma prova disso", disse Adriane.

Em suas considerações, o prefeito Lara destacou sua gratidão a toda a equipe e falou sobre a importância da ativa participação dos conselhos municipais, a exemplo do Conselho Municipal de Cultura, e da satisfação de estar iniciando mais uma obra voltada ao setor cultural.

"É motivo de alegria saber que não medimos esforços, nesses 4 anos, para contemplar e fomentar a cultura em todos os seus segmentos, dando oportunidade a artistas, escritores, músicos, produtores, chargistas, artesãos, enfim, a um vasto segmento de profissionais que se dedicam à cultura. E não apenas isso, mas também por poder incentivar crianças e jovens a trilhar o mesmo caminho", afirmou Lara.

A Gibiteca
Em seus 9 anos de funcionamento, a Gibiteca já soma em sua trajetória a participação em eventos nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Beja (Portugal), o 11º Festival de Banda Desenhada Luanda Cartoon (Angola), ambos com exposições de trabalhos; a 2ª Gibicon Internacional (Festival Internacional de Quadrinhos, em Curitiba); e a 5ª Jornada Internacional de Histórias em Quadrinhos, em São Paulo.