Estrada Ecológica da Baitaca é inaugurada

Publicado em: 14/12/2020 17:36 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Estrada Ecológica da Baitaca é inaugurada

Foto: Diego Tiller/PMQB

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) inaugurou neste sábado (12) a Estrada Ecológica da Baitaca. Com novo conceito e normas de visitação, a estrada recebeu benfeitorias como um portal, nova sinalização com orientações ao visitante, lombadas para redução de velocidade, pontos cobertos de descanso, além de câmeras de monitoramento que terão um papel importante para a segurança de quem a visita.

A estrada ecológica é composta por um conjunto de três vias: a Estrada do Anhangava, a Estrada do Asa Delta e a Estrada da Baitaca, todas localizadas em áreas de remanescentes florestais, onde é frequente a visitação de caminhantes, ciclistas, cavaleiros, além de motociclistas, jeepeiros, entre praticantes de várias modalidades.

A resolução para implantação da Estrada Ecológica foi fruto de três audiências públicas com a comunidade e veio atender as demandas propostas nestes encontros. "Com o novo decreto e investimentos, teremos uma nova forma de uso da estrada, reduzindo as pressões, conflitos, e ao mesmo tempo preservando nossa fauna e flora e oferecendo mais estrutura e segurança ao visitante", disse secretário de Meio Ambiente e de Governo, Leverci Silveira Filho.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara), afirmou que a estrada é mais um investimento na área ambiental e turística, que se soma a outras ações como a construção de dois novos receptivos (Caminho do Itupava e Casa de Pedra), à sinalização turística já instalada e à promoção de destinos.

"Isto tudo reflete o cuidado e o respeito que temos com nossos atrativos e a meta de fortalecer continuamente o turismo, tão importante para o desenvolvimento sustentável", disse Lara.

Presente na inauguração, o deputado estadual Jorge Gomes de Oliveira Brand (Goura), destacou a importância desta iniciativa que envolve comunidade e poder público. "É uma alegria estar aqui hoje, inaugurando a Estrada Ecológica da Baitaca, a estrada que leva ao Morro do Anhangava, ao Parque Estadual da Serra da Baitaca, uma das Unidades de Conservação mais importantes e visitadas do Paraná. Esta ação visa a ordenação, o cuidado com os animais silvestres, com pedestres, ciclistas e o desenvolvimento do turismo sustentável", afirmou Goura, parabenizando a todos os envolvidos.

Também estiveram presentes o chefe do Escritório Regional de Curitiba do Instituto Água e Terra (IAT), Luiz Fornazzari Neto; o vice-prefeito Roberto Adamoski; e representantes das áreas de entorno da estrada.