Bairros redescobrem as praças e população ganha novos espaços de lazer

Publicado em: 16/07/2020 15:10 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Bairros redescobrem as praças e população ganha novos espaços de lazer

Quatro Barras está investindo em praças públicas, parques e novas áreas de lazer. Olhos estão voltados para a qualidade de vida dos moradores Foto: Di

Áreas verdes, de lazer, esporte e convivência são sinônimos de qualidade de vida. Com a meta de ampliar estes espaços para a população, a Prefeitura de Quatro Barras vem investindo na construção de novas praças públicas, parques e áreas recreativas.

Hoje cinco frentes de trabalho acontecem seguindo esta política de investimentos em bem-estar, saúde e recreação. Uma delas segue em andamento na Colônia Maria José, que receberá uma nova praça. Iniciadas em junho, as obras compreendem o recape asfáltico das duas ruas no entorno (Angelina Áfera Milani e José Egídio de Assis), totalizando 1.136 metros quadrados; além da revitalização de calçadas, instalação de academia ao ar livre, quadra poliesportiva, playground esinalização de trânsito.

O novo espaço de lazer está recebendo investimentos de quase R$ 364 mil, provenientes de uma emenda parlamentar do então senador Roberto Requião. Assim como os moradores da Colônia Maria José, quem habita o bairro vizinho, o Jardim Menino Deus, também terá em breve um amplo e novo espaço de lazer e convivência.

O Parque Ambiental do Jardim Menino Deus teve as obras iniciadas no começo de abril. Lá estão previstas a urbanização do entorno, pista de training, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, praça com bancos, playground, além de importantes obras de contenção das cheias. Para evitar as enchentes que ocorriam na região, o parque ambiental terá lagoas de contenção das cheias e canalização do córrego, além de galerias de águas pluviais.

Os investimentos nesta obra somam mais de R$ 1,3 milhão e são provenientes de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, através do Finisa. O Parque do Menino Deus, portanto, terá funções conjuntas de lazer, esporte, convivência social, preservação ambiental e controle das cheias nos períodos de fortes chuvas.

Uma nova praça também já começa a ser construída no Orestes Thá. Localizada na parte central do bairro, o espaço terá campo de futebol e equipamentos de esporte e lazer para moradores de todas as idades.

No bairro Itapira, outras duas frentes de trabalho acontecem nas praças, com a revitalização de seus espaços e equipamentos. Uma das praças recebe benfeitorias na área de parquinho e nas áreas de convivência, além de ganhar uma academia ao ar livre, playground e churrasqueiras, similar a um parque recreativo. A outra praça, também em revitalização, vai receber quadra poliesportiva, playground e um posto de atendimento da Guarda Municipal.

Em breve, o próximo bairro contemplado será a Granja das Acácias, que também terá uma nova praça. Lá estão previstas a instalação do Projeto Meu Campinho (com quadra de grama sintética), quiosques, playground e áreas de convivência e lazer. Somados, os investimentos em revitalizações e novas praças somam mais de R$ 350 mil, com recursos municipais.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara), disse que a proposta das obras é levar qualidade de vida, contato com a natureza e opções de lazer à população. “Estamos revitalizando espaços já existentes e principalmente criando novas praças e parques em regiões ainda não atendidas por estes espaços de convivência e lazer. São áreas voltadas à família e à qualidade de vida da nossa população”, afirmou o prefeito.