Monumentos de Quatro Barras serão restaurados

Publicado em: 10/03/2020 11:07 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Monumentos de Quatro Barras serão restaurados

Projeto de valorização do patrimônio cultural terá atividades de restauro em seis pontos da cidade

Localizados em praças e pontos turísticos, os monumentos de Quatro Barras retratam a história e valorizam as raízes da cidade. Atividades econômicas como o corte manual de pedras e a cantaria, por exemplo, que embasaram o ofício de várias famílias pioneiras do município estão eternizadas no monumento do Homem de Pedra, que embeleza a Praça Daniel Mocelin, na Borda do Campo.

Nas curvas da Estrada da Graciosa também é possível ver o Anjo da Guarda que ornamenta o oratório que leva o mesmo nome. A capela foi edificada ainda durante a construção da estrada e ampliada em 1957, para pedir proteção a quem passava pela curva sinuosa e propensa a acidentes.

Cada monumento traz uma história, um legado. Visando proteger e conservar este patrimônio cultural, a Prefeitura de Quatro Barras lançou um projeto de restauração das obras. Em harmonia com a Lei de Proteção ao Direito Autoral (Lei 9.610/98), o autor das esculturas, Jonas Corrêa Neto, fará um trabalho minucioso de conservação e restauro das peças.

Nesta atividade estão previstas a limpeza de superfície, restauração e prevenção de infiltrações, pinturas impermeabilizantes e tratamento cromático dos monumentos. Em algumas obras, como o Homem de Pedra, o trabalho ainda prevê etapas concluintes como paisagismo e iluminação.

Além das obras citadas, também farão parte das ações de restauro o Monumento à Bíblia, na Praça 9 de Novembro; as esculturas de Bem Vindo e Volte Sempre, na entrada da cidade; e os brasões que adornam o arco do Estádio Municipal Osni Antônio da Silva.

O então diretor de Cultura, Enéas Ribeiro Corrêa, disse que o projeto teve início ainda em 2018 com o levantamento das obras e respaldo legal do processo. De lá para cá, a meta se concretizou e já neste mês iniciam os trabalhos.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) falou sobre a importância de conservar o patrimônio cultural da cidade. "Nossa história está retratada em muitas destas peças. É um olhar voltado à cultura, às nossas raízes e ao talento de nossos artistas", destacou Lara.