Com foco na sustentabilidade, Quatro Barras conclui instalação de painéis solares

Publicado em: 02/03/2020 16:20 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Município é o primeiro do anel metropolitano a ter prédios 100% sustentáveis em termos energéticos

Investindo em inovação e sustentabilidade, a Prefeitura de Quatro Barras concluiu nesta semana a instalação do novo sistema fotovoltáico para geração de energia limpa.

Os 152 painéis solares foram instalados na cobertura da Secretaria Municipal de Educação e vão suprir o consumo energético do prédio da Educação e todo o prédio administrativo central da Prefeitura, além de produzir energia excedente que irá abater a conta de iluminação pública.

Com a medida, o município torna-se o primeiro do anel metropolitano a contar com prédios 100% sustentáveis em termos energéticos. Por ano, a economia será de R$ 85 mil. Com vida útil de 25 anos, estima-se que os equipamentos deverão economizar aos cofres públicos mais de R$ 1,9 milhão.

Segundo informações da Secretaria de Urbanismo, entre aquisição, instalação e homologação na Copel, a Prefeitura investiu R$ 135 mil no novo sistema, que se pagará em um ano e sete meses.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) disse que a meta é investir em sustentabilidade e alternativas limpas de energia. "Este projeto não só mostra preocupação com o meio ambiente, mas também preocupação com os recursos públicos. Mostra inovação, tecnologia, consciência ambiental e responsabilidade social", enfatizou.