Novos Conselheiros Tutelares são empossados

Publicado em: 13/01/2020 16:26 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Novos Conselheiros Tutelares são empossados

Conselheiros vão atuar nas medidas de proteção a crianças e adolescentes

Foram empossados na última sexta-feira (10) os novos conselheiros tutelares eleitos no pleito de outubro do ano passado. O evento selou o início de uma importante etapa no trabalho de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Devanei Mota da Silva, Paulo Cesar Ferreira, Sandra Pinto Farias Dardin, Marilene Aparecida de Oliveira da Rocha e Claudia Aparecida Machado assumiram a função como conselheiros titulares. Também foram empossados os suplentes Carlos Roberto de Moraes, Lucio Mauro Biz, Damaris Adriane de Souza Lima Neto, Silmara Felix da Silva e Dienyffer Demenjon de Carvalho. Os novos membros vão atuar pelos próximos 4 anos, entre 2020 e 2024.

Diplomação e posse
Na cerimônia, os conselheiros prestaram juramento, comprometendo-se a defender, cumprir e fazer cumprir os direitos da criança e do adolescente estabelecidos na legislação vigente; e foram diplomados.

O encontro reuniu autoridades no Auditório da Secretaria de Educação, entre elas o prefeito Angelo Andreatta (Lara); os vereadores Sandro Eleno Andreatta (Leno) e André Barcia; a secretária de Assistência Social e Cultura, Adriane Gomes Andreatta; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Maria Shucks.

Lara parabenizou os conselheiros, falando sobre a missão que eles desempenham a partir de agora. "São muitos desafios em um tempo em que nem todas as famílias estão cumprindo seu papel. Por isso, desejo muito êxito e peço que Deus oriente seus atos e decisões, para que possam auxiliar aqueles que mais precisam. Contem sempre comigo", disse o prefeito.

A secretária Adriane também falou sobre a alegria de dar posse aos novos membros; e agradeceu a organização das eleições em outubro, conduzidas pelo CMDCA e pela Secretaria de Assistência Social, com o apoio de várias secretarias parceiras. Ela também deu as boas vindas aos conselheiros. "Agradecemos imensamente o trabalho daqueles que deixam o Conselho Tutelar e fazemos os melhores votos para quem ingressa agora, diante de uma atividade tão importante", enfatizou.

A presidente do CMDCA, Ana Maria, disse que é dever de todos zelar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente, e que os conselhos somam esforços neste sentido. "O grande objetivo da atuação dos conselhos é fortalecer as famílias e eliminar as situações de risco. É por isso e para isso que uniremos nossas forças", concluiu.

Presidente
Em deliberação do próprio colegiado, foi definido quem ocupará os cargos de presidente e secretário. Claudia Aparecida Machado vai presidir o Conselho Tutelar, e Marilene Aparecida de Oliveira da Rocha será secretária.