Esculturas do Parque do Lago reforçam importância da preservação ambiental

Publicado em: 09/01/2020 08:49 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Esculturas do Parque do Lago reforçam importância da preservação ambiental

Obras são construídas a partir de materiais descartados nas ruas de Quatro Barras

Expostas no Parque do Lago, as esculturas do artista plástico Alexsandro “Chuck” Luiz Decomain chamam a atenção em meio à fauna e flora e complementam a beleza do local. As obras são feitas por meio de técnicas de soldagem e encaixe de peças com material reciclado.

Madeira, aço, plástico, pedra. Para Alexsandro, “qualquer matéria-prima” é passível de ser transformada em arte. “Às vezes, misturo tudo que tenho à mão”, informa o escultor, que vê como inspiração criativa as semelhanças entre objetos em seus diferentes formatos. A prática e habilidade surgiram cedo na vida do artista autodidata, e mantêm-se como constantes.

Seu “verdadeiro ganha pão”, como pontua Alexsandro, é a construção civil. Para o escultor, natural de Curitiba e residente em Quatro Barras há 20 anos, a confecção e mescla de materiais surgiu aos 14 anos, por curiosidade e contato com processos artísticos e de construção. “Na infância, tive contato com a marcenaria mecânica e serralheria, e me diziam que eu era capaz. E assim começou”, disse.

Construídos a partir de materiais descartados irregularmente nas ruas do município, as representações de robôs, aranha e louva-a-deus vistas no Parque do Lago reforçam a importância da preservação ambiental do local. “Em relação ao descarte irregular”, alerta Alexsandro, “é algo inaceitável, pois temos coleta seletiva na porta de casa. Todos devemos separar e fazer o descarte corretamente, pois os recursos do planeta são finitos”.

As obras podem ser conferidas na Rua Nilo Fávaro (entrada principal pelo Centro de Quatro Barras), em anexo à praça Osvaldo Rehder Ferreira. A entrada é aberta ao público todos os dias, das 6h30 às 20h. O Parque do Lago foi inaugurado pela Prefeitura em novembro do ano passado. Vale conferir!