Quatro Barras lança programa de proteção das nascentes e microbacias

Publicado em: 16/03/2017 18:14

Mais um importante programa voltado à área rural foi lançado nesta quarta-feira (15) em Quatro Barras. Prefeitura e Emater, em parceria com a SEAB, lançaram o Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, uma iniciativa que volta os olhos à qualidade hídrica nas áreas rurais.

O programa vai garantir um repasse de R$ 133.620,00, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Estes recursos vão atender 46 propriedades, na maioria ligadas à agricultura familiar, com ações de saneamento básico para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, aplicação de filtros e cercas ao redor das nascentes e a recuperação da mata nativa próximo às fontes de água, rios e lagos.

Os trâmites para implantação do programa já ocorrem desde 2012, com um extenso trabalho de levantamento de nascentes, rios, riscos de erosão e níveis de poluição nas áreas, e fazem de Quatro Barras uma das primeiras cidades a consolidar o programa.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) reforçou a importância da iniciativa e já sinalizou novos investimentos para a região. Segundo ele, ainda nesta semana já iniciam as ações de melhorias nas estradas, e outros projetos vinculados às secretarias de Infraestrutura e Esporte também serão implantados.

"Podem ter certeza que estamos trabalhando muito para colocar em prática tudo aquilo em que acreditamos. Contem comigo", disse Lara. O prefeito ainda anunciou que vai aumentar de 30 para 50% o volume de compra dos produtos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Através do programa, os alimentos produzidos por agricultores familiares são destinados à merenda escolar, incentivando um ciclo de cultivo nas propriedades e agregando renda às famílias.

Microbacias
O responsável técnico pela elaboração do Plano de Trabalho da Microbacia em Quatro Barras e técnico da Emater, Eliseu Grigolo, e o técnico agrícola da Prefeitura, Sidney Ciffoni, disseram que o programa volta o olhar para o presente e também para o futuro, ao garantir a qualidade da água nas propriedades.

"Queremos o envolvimento de todos vocês. Este projeto, em especial com as ações de saneamento, vai servir de exemplo para o município e para todas as cidades do entorno já que Quatro Barras é pioneira", disse Eliseu.

No município, o programa comporta a Microbacia do Rio do Meio, e vai beneficiar as regiões do Palmitalzinho, Rio do Meio e Ribeirão do Tigre. O produtor Altevir dos Santos Pires, anfitrião do evento de lançamento, é um dos beneficiários. Na propriedade dele passam as águas de uma nascente no Ribeirão do Tigre.

"Este programa é sem dúvida muito importante. Água é vida, água é tudo", destacou o produtor. Altevir disse que após o encontro desta quarta-feira quer aumentar a horta, produzindo verduras orgânicas, e ao mesmo tempo quer cuidar da qualidade hídrica da propriedade.

Entre os presentes também estiveram o secretário interino de Meio Ambiente e Agricultura, Fernando Bunn; e o coordenador do Programa Microbacias da Emater na Região de Curitiba, Edson Pellegrini de Oliveira.