Prefeitura e instituições se reúnem para tratar sobre coleta de resíduos recicláveis

Publicado em: 26/03/2019 18:00 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Coletores, servidores e munícipes abordam temas como descarte, coleta e reciclagem

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura de Quatro Barras se reuniu na quarta-feira (20) com o Instituto Lixo e Cidadania - ILIX, juntamente com os coletores de materiais recicláveis e munícipes para esclarecimentos sobre os investimentos, soluções e melhorias na área de descarte, coleta e reciclagem do município. O tema abordado na reunião foram as adequações e legalizações das situações atuais das organizações de reciclagem.

Foram apresentadas as despesas com a coleta de lixo orgânico e reciclável  no município, que em 2018 somaram o valor de R$2 milhões. Os gastos correspondem aos custos na área de coleta no município, taxa de aterro sanitário, embalagens para acondicionamento de resíduos recicláveis, entre outros. As despesas foram pagas com recursos oriundos da Taxa de Coleta de Lixo que totalizou R$ 1,6 milhão em 2018, o que leva a concluir que as receitas da taxa  contribuem somente com 78% dos gastos com o lixo.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, Eliseu Agenor Grigolo, reforçou o compromisso que o município tem com a coleta seletiva. “Sempre demos condições para que o usuário faça a separação do material que deve ser reciclado, fornecendo sacos exclusivos para o descarte dos resíduos recicláveis de forma adequada", afirma o secretário. Apesar dos esforços da Prefeitura, muitos usuários ainda misturam o resíduo orgânico com o reciclável, o que encarece ainda mais os custos com o lixo.

Além disso, foram apresentados os investimentos feitos com os recursos provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente. São eles: um caminhão de pequeno porte para a coleta no valor de R$ 160.600,00 e 100 lixeiras duplas de metal com bituqueiras no valor total de R$ 44.399,00, além da aquisição de um caminhão para coleta de recicláveis em convênio com Instituto das Águas do Paraná no valor de R$287.000,00.

Como resultado da reunião ficou acertado que o Instituto Lixo e Cidadania estará efetuando reuniões com os coletores de materiais recicláveis para promover a estruturação e legalização das associações.