Quatro Barras investe mais de R$ 41 milhões em Educação nos últimos dois anos

Publicado em: 13/02/2019 17:08 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Quatro Barras investe mais de R$ 41 milhões em Educação nos últimos dois anos

Valor diz respeito à soma de todas as ações e investimentos no setor, como aquisição de novos ônibus, obras e custeio de profissionais

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Quatro Barras investiu cerca de R$ 41,1 milhões na Educação, incluindo recursos próprios e recebidos de outras esferas do governo. O valor diz respeito ao orçamento liquidado em 2017 e 2018, e engloba todos os investimentos e ações realizadas no setor, como compra de novos ônibus para o transporte, revitalização de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), conclusão de obras, melhorias na infraestrutura, entrega de uniformes e kits escolares, pagamento dos servidores, entre várias outras ações implantadas.

Hoje, o município conta com cerca de 3 mil alunos matriculados nas instituições municipais de ensino. São seis escolas em funcionamento, uma Escola Especial e nove Cmeis, distribuídos nos diferentes bairros.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) diz que os avanços no setor hoje permitem um ensino com ainda mais qualidade para as crianças. "Revitalizamos escolas, Cmeis, adquirimos materiais novos tanto para o funcionamento destas unidades, como para o uso pedagógico dos nossos alunos; ampliamos a acessibilidade; investimos nas bibliotecas; além de qualificar os profissionais e garantir melhorias importantes na estrutura da Secretaria", enumerou o prefeito.

O que mudou neste período

Em forma de prestação de contas, a Secretaria de Educação fez um levantamento dos principais investimentos realizados. De 2017 a 2019, Quatro Barras ampliou e modernizou a frota do transporte escolar com 4 novos ônibus (que juntos representam um investimento de quase R$ 1 milhão); concluiu e inaugurou o novo Cmei do Pinheirinho (Tio Laio), somando R$ 694 mil em recursos aplicados; e implantou o sistema de monitoramento em todas as unidades escolares, reforçando a segurança dos alunos tanto na chegada quanto na permanência nos prédios.

Mas as ações não pararam por aí. Escolas e Cmeis receberam benfeitorias como pintura externa e interna, revitalização de salas e cozinhas, pavimentação dos pátios externos, novos materiais esportivos; eletrodomésticos, eletro-eletrônicos e mobiliário; investimentos nas bibliotecas, melhorias na qualidade da merenda escolar e programas de prevenção de incêndios.

Obras importantes também foram citadas pela secretária da pasta, Leila Busnardo Dolato. Dos 9 Cmeis, 4 foram amplamente revitalizados, com investimentos de quase R$ 600 mil. A Prefeitura também concluiu as obras da nova sede da Secretaria de Educação, realizou o calçamento do pátio que comporta a frota e agora dá andamento à construção do almoxarifado central da Educação, com investimentos de R$ 998 mil.

Na Escola Especial Joanna Valache, o destaque foi para a construção do novo pátio e instalação de equipamentos adaptados de recreação para os alunos. Vale mencionar ainda outros dois investimentos importantes para o setor: a entrega de kits de uniformes e materiais escolares ainda mais completos aos alunos, e a qualificação dos servidores que compõem o quadro da Educação.

"Tudo isso foi resultado de muito trabalho e dedicação de toda a equipe que engloba a Educação. Só tenho a agradecer a todos e ao prefeito por este olhar voltado à educação e essa busca que nos move para melhorar sempre mais", afirmou Leila.