Município adere ao Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais

Publicado em: 21/11/2018 17:03 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Município adere ao Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais

Dez municípios formalizaram nesta terça-feira (20) a adesão ao consórcio que é pioneiro na área de segurança pública do Paraná

O prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), assinou nesta terça-feira (20) a adesão ao Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais - COIN-GM, juntamente com outros nove prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba.

Na composição, além de Quatro Barras, estão as cidades de Curitiba, Campina Grande do Sul, Pinhais, Colombo, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Araucária, São José dos Pinhais e Mandirituba, todas com Guardas Municipais atuantes em seus territórios.

A iniciativa, além de inédita no Paraná, traz um avanço para a área da segurança pública. O consórcio deve trazer, entre os benefícios, a integração das Guardas Municipais, coletividade para pleitear investimentos, redução de custos na aquisição de armas e equipamentos, compartilhamento de informações e um sistema cada vez mais unificado no combate à criminalidade.

O prefeito Lara disse que o consórcio fortalece a atuação das Guardas Municipais. Ele também destacou como a integração entre os municípios pode ser benéfica, a exemplo da parceria hoje existente entre as cidades de Quatro Barras e Pinhais.

"Espero que através do consórcio possamos evoluir na captação de recursos e em ações integradas, principalmente entre a capital e os municípios metropolitanos. Meu agradecimento especial hoje é para Pinhais, que nos auxiliou com cursos de capacitação gratuitos, na parte de armamentos, além de uma relação institucional muito positiva. Espero que o consórcio caminhe assim, como Quatro Barras e Pinhais vêm fazendo", disse Lara.

A assinatura do estatuto do consórcio foi firmada na Prefeitura de Curitiba, e reuniu os prefeitos de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara); de Curitiba, Rafael Greca; de Pinhais, Marli Paulino; de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti; de Campo Largo, Marcelo Puppi; de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon; de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia; e a vice-prefeita de Araucária, Hilda Lukalski Seima; além de secretários municipais da área de segurança, chefes das guardas municipais e servidores ligados ao setor.

Ao final do encontro também foi eleita a diretoria do consórcio, que passa a ser presidido pelo prefeito da capital, Rafael Greca. Assumem como vice-presidente Marcelo Puppi, de Campo Largo; como secretário Bihl Zanetti, de Campina Grande do Sul; e como tesoureiro Márcio Wosniak, de Fazenda Rio Grande.