Quatro Barras busca novas políticas voltadas aos direitos de crianças e adolescentes

Publicado em: 30/10/2018 09:47 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Conferência reuniu representantes de vários setores. Presença ativa de crianças e jovens foi um dos pontos de destaque

Quatro Barras realizou na quarta-feira (24) a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizada pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Secretaria de Assistência Social e Cultura. O encontro reuniu profissionais da rede de proteção da criança e do adolescente para discutir as políticas públicas para o setor.

Participaram das atividades profissionais do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Secretarias de Educação, Esporte, Saúde e Assistência Social e Cultura, além do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e o representante do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Pedro de Aguiar Moraes. Marcaram presença os Conselhos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.

A sociedade civil participou através das entidades que desenvolvem projetos para crianças e outros segmentos. Entre os participantes estiveram a Pastoral da Criança, CCQB Congregação Cristã, Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Projeto Carvalho, alunos do (C.E.I) Centro Integrado de Educação Integral, Escola Especial Joanna Valache e Escola Tancredo de Almeida Neves, Super Ativa, Colégios Elias Abrão, Arlinda Ferreira Creplive, André Andreatta, e Graciosa. Também participaram integrantes da Associação de Moradores Colônia Maria José, Associação de Proteção Animal de Campina Grande do Sul e Quatro Barras.

O grupo "Espaço Jovem" fez uma apresentação de teatro musical com a música "Era uma vez" acompanhados pela professora Thamires. Já na abertura, a secretária de Assistência Social e Cultura, Adriane Gomes Andreatta, falou da importância das políticas voltadas à prevenção. "Precisamos trabalhar juntos, em rede, para uma atuação cada vez mais efetiva em prol de nossas crianças e adolescentes", disse Adriane.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) destacou o compromisso e a responsabilidade que o tema requer. "Quero dizer que tão importante quanto esta conferência é implementar o que será proposto aqui. Que mundo queremos deixar para nossas crianças e adolescentes? É um compromisso sério e importante, e que depende de todos nós", afirmou Lara.

Com o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências" Angela Christiane Lunedo de Mendonça fez uma palestra lúdica para abordar temas polêmicos como preconceito e bullying.

A conferência faz parte das discussões de políticas públicas que tem por objetivo a ampliação da rede de proteção para crianças e jovens do município. Divididos em grupos, os participantes puderam propor novas ações e políticas dentro de cinco eixos de discussão voltados à infância e à juventude.

Todo este material permitiu a elaboração de um documento que deve fazer parte da proposta que será apresentada na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente pela delegada e presidente do CMDCA, Camila Maria Alcântara, eleita durante o evento para representar o município.