Em ato solene, jovens são dispensados do Serviço Militar

Publicado em: 17/10/2018 15:50 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Em ato solene, jovens são dispensados do Serviço Militar

Cerca de 90 jovens que completaram ou completam 18 anos até o final de 2018 receberam os Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI)

Em uma cerimônia militar, organizada pelo Exército Brasileiro, através do Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba, e pela Prefeitura de Quatro Barras, cerca de 90 jovens que completaram ou completam 18 anos até o final de 2018 foram dispensados do serviço militar. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Junta Militar e prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), e pelo delegado do Serviço Militar do Posto de Recrutamento de Curitiba, 1º tenente Clotar Frederico Truppel, no Ginásio da Sede.

Atos solenes como a execução do hino nacional brasileiro e o juramento à bandeira marcaram a cerimônia, que culminou com a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) - um documento indispensável para emissão de passaportes, matrículas em universidades públicas e prestação de concurso em repartições públicas.

Lara falou sobre este momento de transição tão importante na vida dos jovens. "Hoje vocês completam mais uma etapa de suas vidas. Quero dizer da importância que é servir a pátria, ser íntegro e ter honradez, principalmente nos dias atuais. Espero que todos sigam o caminho do bem, sendo bons profissionais, bons pais de família e bons cidadãos", destacou o prefeito.

Lara também aproveitou o evento para homenagear o secretário da Junta do Serviço Militar, Luiz Carlos Ceccon, que dos 34 anos de servidor mais de 30 foram dedicados ao Serviço Militar.

O tenente Truppel também deixou uma mensagem ao jovens. "Nós somos uma nação. Debaixo dessa bandeira, entoando o hino, a voz que sai de nós não tem cor, sexo, política ou religião. Nós temos aquilo que nos une, que é a nossa pátria, a nossa nação, que nos torna homens, pais, pessoas de bem", enfatizou.

A solenidade foi encerrada com a apresentação da Fanfarra do Clube de Desbravadores Estrela D' Alva, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Borda do Campo, regida pelo maestro Ernani Lourival Rodrigues.

Participaram do evento secretários municipais, vereadores e agentes da Guarda Municipal, que realizaram o ato de entrada das bandeiras. Cada uma das autoridades presentes fez a entrega simbólica do Certificado de Dispensa de Incorporação.

Município não tributário

A dispensa do Serviço Militar ocorre anualmente no município, já que Quatro Barras não é tributária, ou seja, não possui organização militar. Desta forma, os jovens são dispensados como excesso de contingente. Ainda assim, em casos emergenciais, podem ser chamados a se apresentar.