Última apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná lota plenário da Câmara

Publicado em: 03/04/2017 18:45

Após duas apresentações em Quatro Barras direcionadas às crianças das escolas municipais, a Orquestra Sinfônica do Paraná fechou com chave de ouro sua temporada de concertos na cidade. A última apresentação, realizada na Câmara Municipal na quinta-feira (30), registrou recorde de público: além de todas as cadeiras ocupadas, haviam espectadores pelos corredores, laterais e no mezanino que oferece uma vista do alto do plenário.

O maestro Alexandre Brasolim contou sobre a sensação de reger diante de uma plateia lotada. "É sempre muito bom ver esta receptividade das pessoas. Acho que o artista sempre almeja por isso e o resultado acaba sendo grandioso", disse.

Já na abertura do evento, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) falou sobre a retomada de investimentos na área da cultura e a proposta de implantação da primeira Fundação Cultural da cidade. "Temos que reabrir nossos olhos para a cultura e a fundação cultural será um canal importante, permitindo o repasse e a aplicação de recursos para desenvolver projetos. Será um ganho fantástico para a cultura, para o desenvolvimento social, humano e artístico", destacou Lara.

O prefeito saudou a todos, agradeceu as pessoas envolvidas no evento, entre coordenadores da orquestra e a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, e ainda homenageou dona Adilce Creplive, filha do primeiro prefeito do município, em respeito à importante trajetória de Aníbal Borba Cordeiro.

Parcerias
O secretário da pasta, Adriano de Lara, disse que foi uma satisfação receber concertos desta amplitude e ressaltou a importância das parcerias em prol da cultura.
"Queremos deixar as portas abertas desde já porque vemos nas parcerias algo transformador, uma vez que o esporte e a cultura estão diretamente ligados à socialização, à interação e à qualidade de vida", disse.

Adriano ainda agradeceu o apoio da coordenadora administrativa da orquestra, Shirley Conceição, e do produtor César Dias Palma. Segundo ele, nas três apresentações foi registrado um público de aproximadamente 700 pessoas. Na última quinta-feira, além de visitantes e convidados, o evento também reuniu alunos do Projeto da Banda Municipal de Quatro Barras, que está sendo retomado e que ganha mais força com a presença da orquestra.

"Através desse contato, os alunos passam a entender que é possível, passam a ter uma real perspectiva do alcance da música. Algo que parece elitizado, na verdade se mostra acessível a todos. Hoje eles estão tendo uma nova perspectiva da música e dos caminhos que ela pode levá-los", disse o diretor de Cultura, Enéas Ribeiro Corrêa.

A aprovação foi além de quem vive a música no seu dia a dia. A moradora do Gralha Azul, Miriam Pereira Pacheco, 26 anos, disse que ficou encantada com o que viu e ouviu. "Achei maravilhoso. Nunca tinha assistido a um espetáculo assim, só na TV. Certamente eu viria de novo", contou animada.