Eventos esportivos agitam Quatro Barras no mês de setembro

Publicado em: 26/09/2018 17:15 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Eventos esportivos agitam Quatro Barras no mês de setembro

Futebol, vôlei, basquete, corrida, zumba, karatê e futsal movimentaram públicos de todas as idades

O mês de setembro garantiu uma agenda esportiva movimentada em Quatro Barras. Com modalidades variadas e públicos de todas as idades, os eventos driblaram o sedentarismo, incentivaram o esporte e valorizaram a integração entre atletas.

A Copa Máster de Futebol foi um deles. Aberto à comunidade, o campeonato já teve duas rodadas neste mês, com jogos acirrados entre os seis times participantes - todos com jogadores acima dos 35 anos. A semi-final acontece neste domingo (30), no Estádio União Borda do Campo, com jogos entre Real Humaitá x Mancha Negra e Quatro Barras x Manchester.

O Vôlei Feminino do JOSQB - Jogos dos Servidores Municipais de Quatro Barras - também teve sua final no último dia 19, no Ginásio Menino Deus. Foram cinco rodadas ao todo e cinco times inscritos. A equipe vencedora foi a Izair Lago, que venceu a disputa por WO (Walkover) - quando o time adversário não comparece para disputar o jogo, neste caso, por problemas com duas atletas da equipe.

O Festival de Basquete foi outro ponto alto dos eventos esportivos. Com 300 atletas de vários municípios do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, a Quebrada do Basquete foi sediada em Quatro Barras com organização do atleta Rafael Rech e apoio da Secretaria Municipal de Esporte, mobilizando os atletas dentro e fora das quadras.

Para os fãs do atletismo a aposta foi a Corrida de Revezamento e a 8º Volta Ciclística das Nascentes do Iguaçu - um evento que já está no calendário oficial dos municípios de Piraquara, Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro e Curitiba. Foram 103 km de trajeto e 1.187 atletas participantes entre corredores e ciclistas.

Se o objetivo foi exercitar o corpo, não faltou oportunidades durante a 3ª Maratona de Zumba do Litoral. As alunas do projeto de Zumba da Prefeitura, dos  bairros Borda do Campo, Centro, Cohab, Menino Deus e Palmital, participaram do evento em Caiobá. Ao todo, foram 50 pessoas participantes entre alunas e os professores Ivanilda Gonçalves e Luiz Henrique Mendes, e 5 horas de dança.

O projeto de zumba também teve novidades. Em setembro, as aulas foram estendidas para a Colônia Maria José, atendendo uma antiga reivindicação da comunidade. As aulas acontecem todas as terças e quintas às 19h na quadra da Escola Ernesto Milani, com orientação da professora Ivanilda Gonçalves. A extensão do projeto é uma parceria entre as secretarias de Esporte e Educação, escola e comunidade.

Quatro Barras também foi representada no 45º Jogos de Curitiba. Sete alunas do projeto de Futebol Feminino disputaram a modalidade Beach Soccer e foram campeãs na categoria sub 15. O grupo foi acompanhado pela professora Erika Andreatta Prestes.

Mais conquistas também no atletismo. Os alunos do projeto de Quatro Barras trouxeram medalhas do Campeonato Paranaense de Atletismo, pela categoria Juvenil, entre os dias 21 e 22 deste mês, em Curitiba.

Alessandro foi campeão na modalidade 75 metros e 4º lugar nos 250 metros; Gabriel foi campeão no lançamento de dardos e 8º no disco; Rafael liderou o arremesso de peso e ficou em 6º no lançamento de pelota; Eduarda foi vice-campeã no lançamento de dardos; Anália foi 9º lugar no salto em distância; Maria ficou em 7º no salto com barreiras; João foi 5º lugar na marcha; Gustavo foi 4º lugar no salto em altura e Thiago conquistou o 9º lugar nos 75 metros.

O que vem por aí

Os alunos dos projetos de futsal masculino e feminino e futebol continuam disputando as rodadas da Copa Italicus Futebol e Uesa de Futsal, e a Super Liga Escolar, junto com os professores José Josiel Bandeira, Marlos Augusto Carvalho e Erika Andreatta Prestes.

Neste sábado (29) mais de 20 atletas do projeto esportivo de karatê da Prefeitura, alunos da sensei Amanda Soares, participam do 29º Campeonato Paranaense de Karatê-Do Tradicional, que será sediado em Castro.

Outro evento já confirmado é a Copa Quatro Barras de Handebol, marcada para os dias 12, 13 e 14 de outubro, no Ginásio Menino Deus. Atletas de Quatro Barras e da região metropolitana participarão do evento promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

O secretário da pasta, Adriano de Lara (Nano), disse que a equipe não vem medindo esforços para movimentar cada vez mais a comunidade, desde crianças a idosos. "O esporte agrega muito em saúde, integração social. É um agente de transformação para juventude, estimula o espírito em equipe, enfim, só traz benefícios. Por isso temos ampliado os projetos, organizado vários eventos e diversificado modalidades e públicos", contou Nano.