Quatro Barras investe na sinalização turística com novos tótens, mapas e indicações viárias

Publicado em: 25/09/2018 09:04 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Município aposta no crescimento do setor, que alia geração de empregos ao desenvolvimento sustentável

Berço dos primeiros e mais antigos caminhos do Paraná, Quatro Barras guarda preciosidades da natureza e da história do Estado. Traçados originais da Estrada da Graciosa, Caminho do Itupava, Morro do Anhangava, pontes centenárias e cachoeiras compõem este cenário. É de olho neste potencial e na busca pela geração de empregos e renda à população, através de uma economia limpa e sustentável, que a Prefeitura de Quatro Barras está colocando em prática um plano de investimentos no turismo.

Várias frentes acontecem de forma conjunta. Uma delas é o programa de sinalização turística, que vem recebendo investimentos na ordem de R$ 150 mil. Através do programa os dois principais eixos - Itupava e Anhangava, e Estrada da Graciosa - recebem 60 novos tótens com indicação de empreendimentos, atrativos naturais e distâncias entre pontos do roteiro. Parte desta sinalização ainda agrega informações culturais, com dados históricos sobre o imperador Dom Pedro II e os irmãos Rebouças, por exemplo.

Placas de sinalização viária hoje também situam o visitante. Elas estão instaladas em pontos de acesso estratégicos, favorecendo a circulação e localização dos locais desejados. Nelas estão as indicações de bairros, atrativos, atividades turísticas que o visitante pode encontrar, entre outras, divulgadas em material refletivo para facilitar o acesso mesmo durante a noite.

Mapas gigantes da cidade também podem ser facilmente visualizados. Quatro deles podem orientar o turista: nos dois portais da Graciosa, no Centro de Informações Turísticas e outro, que ainda será instalado, no Caminho do Itupava.

Uma das novidades é que tanto os tótens como os mapas gigantes dispõem de um QR Code que permite ao turista acessar o conteúdo completo do Mapa Turístico Digital - mais uma ferramenta criada para o visitante, com dicas de empreendimentos, atrativos, comércio, rede bancária, hospedagem, entre outros.

O diretor de Turismo, Leverci da Silveira Filho, disse que a próxima etapa será a instalação de sinalização nas cinco ciclorrotas que a cidade passa a oferecer, em um programa conjunto com os municípios de Piraquara e Pinhais. "A sinalização traz mais comodidade para o turista e ao mesmo tempo estimula os moradores a entender a importância desse eixo econômico, quantos negócios estão associados e quantas oportunidades podem ser criadas a partir do turismo", destacou Leverci.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) disse que a sinalização é uma das várias frentes de trabalho. Ele citou também o incentivo à abertura de novos negócios, hoje com o apoio da Sala do Empreendedor, do posto avançado da Fomento Paraná e a implantação de um fundo de aval, para facilitar o crédito para quem deseja empreender; capacitação; obras de infraestrutura e investimentos diretos no setor turístico, como o projeto do novo Receptivo do Caminho do Itupava e a criação do Parque Linear do Timbú.

"O turismo gera trabalho, renda, é uma força motriz para o desenvolvimento sustentável, para conservação e valorização das nossas riquezas naturais e culturais, e mais, é um campo com múltiplas possibilidades de expansão", avaliou Lara.