Proerd Quatro Barras forma mais 360 alunos

Publicado em: 05/09/2018 16:20 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Proerd Quatro Barras forma mais 360 alunos

Formatura Proerd 2018 emociona alunos, pais e professores

Na segunda-feira (3), o salão paroquial da Igreja São Sebastião ficou pequeno para  a festa de formatura dos mais de 360 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) 2018.

A Polícia Militar através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária juntamente com as escolas promovem o curso de prevenção primária às drogas e a violência. O instrutor, soldado Guilherme Kowalczuk, foi homenageado por todas as unidades escolares que participaram do programa. A ação é um esforço entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal através das escolas e dos familiares dos alunos.

Para a realização do Proerd a Secretaria de Educação disponibiliza o espaço e o suporte dos profissionais de educação, professoras e atendentes infantis. Esse apoio é fundamental para o sucesso o programa. A Polícia Militar além do  instrutor, fornece o material didático aplicado nas aulas.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) agradeceu o esforço de todos para a realização do Programa. “Estou emocionado em ver a alegria dessas crianças, dos pais e professores. Meu agradecimento especial ao soldado Guilherme Kowalczuk que sempre representa com muita competência a Polícia Militar do Paraná, por fim agradeço ao vereador Dr. André por ter resgatado a lei que trouxe de volta o Proerd para no nosso município”, ressaltou Lara.

Autor da lei que criou o Proerd no município, o vereador André Luiz Barcia da Silva, comentou que a sua formação militar o levou a resgatar o Programa. “Sou filho de militar, também fui militar e este foi o meu primeiro projeto de lei como vereador. Foi maravilhoso ver alegria das crianças e dos pais. Agradeço ao prefeito por ter sancionado a lei e não medir esforços para colocar o programa em prática. Agradeço as professoras e diretoras das escolas e também a secretária de educação por disponibilizarem a estrutura necessária para execução do Proerd na rede pública de ensino. E meu especial agradecimento é para o soldado Guilherme ”, disse o vereador.

A secretária de Educação, Leila Busnardo, diz que a secretaria adotou o Programa Proerd na rede municipal por entender que essa é uma lição que os alunos levam para toda a vida. “Abraçamos o Proerd com muito carinho e disponibilizamos  a todos os alunos  dos quintos anos de todas  as seis escolas municipais, são 12 turmas contempladas”, disse Leila.

Segundo a secretária, o Proerd prepara os alunos para enfrentar problemas como a violência e as drogas. “A filosofia do Programa é  prevenir o consumo de droga entre as crianças e adolescentes. Eles aprendem a resistir as pressões dos amigos. Ao participarem do Proerd os nossos alunos aprenderam  valores para a vida. Foi trabalhado em sala de aula atividades e textos para fixação do conteúdo do Programa com o tema, “Proerd, tomando decisões seguras e responsáveis”, disse a secretária.

Leila diz que o Proerd é uma importante ferramenta de ensino para os alunos “vejo o Proerd como essencial para a vida de nossas crianças. Sempre colocaremos o Programa a disposição em nossas escolas. Temos investido maciçamente para manter a qualidade de ensino em nosso município”, concluiu.