Guarda Municipal usa teatro de fantoches para ensinar boas práticas às crianças

Publicado em: 27/08/2018 18:35 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Guarda Municipal usa teatro de fantoches para ensinar boas práticas às crianças

Após treinamento na Guarda Municipal de Curitiba, GM adota programa em Quatro Barras com foco educativo e preventivo

Levar orientações de segurança e cidadania às crianças foi uma das razões que motivou a Guarda Municipal de Quatro Barras a adotar mais uma ação dentro do Projeto Guarda Amigo, voltada especialmente às crianças: o Teatro de Fantoches. Já realizado em Curitiba, o teatro foi apresentado na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, durante um projeto da Defesa Civil, e inspirou os guardas municipais a ter seu próprio teatro em Quatro Barras.

O primeiro passo das equipes foi fazer o Curso de Capacitação para Teatro de Fantoches na Guarda Municipal de Curitiba, onde conheceram as metodologias para tratar de assuntos como prevenção, motivação, higiene e cuidados com o próximo, na linguagem apropriada para o público infantil.

Passada essa etapa, o trabalho já começou a render frutos. As primeiras apresentações foram realizadas no Cmei Tia Cice, no Santa Luzia, e na Escola Ernesto Milani, na Colônia Maria José. Na última semana, foi a vez dos alunos do Cmei Tia Carmelita, que visitaram a base da GM para assistir a peça teatral.

Através do lúdico, muitos temas sérios e importantes estão chegando às crianças. Nesta última apresentação o tema foi "Não conversar com estranhos", uma medida de segurança importante para os alunos, que pode proteger e salvar vidas.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) falou da satisfação de ver este projeto ganhando forma e vida. "O Projeto Guarda Amigo traz uma aproximação muito positiva entre nossos guardas municipais e a comunidade, principalmente com as crianças. E o Teatro de Fantoches é uma ação maravilhosa, de prevenção, de cuidado com os alunos, de orientação. É de forma divertida que eles aprendem boas práticas e ensinamentos que levarão para toda a vida. As equipes estão de parabéns", disse Lara.