Quatro Barras sedia 3º Encontro de Defesa Civis Municipais

Publicado em: 26/07/2018 09:40 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Quatro Barras sedia 3º Encontro de Defesa Civis Municipais

Prefeito Lara assinou projeto de lei que atualiza e amplia atribuições da Defesa Civil

O município de Quatro Barras sediou nesta terça-feira (24) o 3º Encontro das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) da Região Metropolitana, reunindo representantes de 16 municípios.

Durante o evento, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) assinou o projeto de lei que atualiza e amplia as atribuições da Defesa Civil Municipal, criada através da Lei 13 de 2003. O novo texto, que será encaminhado para votação na Câmara, está adequado à legislação estadual e federal, e amplia novas competências para a COMPDEC, englobando a criação do Fundo Municipal de Defesa Civil, do Conselho de Defesa Civil Municipal, e a inclusão da COSEDI dentro da Defesa Civil Municipal.

"Sabemos da grande importância da Defesa Civil para o município e deste trabalho permanente de planejamento e prevenção. São estes instrumentos que fazem toda a diferença no atendimento à população diante de situações de emergência", destacou o prefeito.

Durante o encontro foram ministradas palestras pelo engenheiro civil da Cosedi de Curitiba, Marcelo Solera; pela 1ª tenente da Defesa Civil Estadual, Cassandra Costa; pela coordenadora da Defesa Civil de Quatro Barras, Rosamaria Ferreira Duarte e pelo engenheiro ambiental, Fernando Bunn.

Entre os temas explanados estiveram a importância da Defesa Civil, a estrutura da COSEDI – (Comissão de Segurança em Edificações e Imóveis) e detalhes sobre o Projeto Ensinar para Proteger, desenvolvido pela Defesa Civil na Escola Tancredo de Almeida Neves, com o apoio da empresa Enaex Britanite. A iniciativa busca a conscientização das crianças sobre os perigos e cuidados dentro e fora da escola, além de incentivar a educação ambiental e o exercício de cidadania.

Quando procurar a Defesa Civil

Em caso de inundações, alagamentos, desabamentos, quedas de árvores, incêndios ou acidentes, ligue para o número de plantão 199. A equipe também atende pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8878.