Prefeito Lara visita associação em Brusque para fomentar implantação de pólo têxtil

Publicado em: 16/07/2018 17:39 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Prefeito Lara visita associação em Brusque: oportunidade para desenvolver um pólo têxtil na cidade

Em busca de novas atividades econômicas que diversifiquem as opções de trabalho e renda à população, o prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), visitou na última quarta-feira (11) a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque - AMPE, que congrega diversas empresas do Vale do Itajaí, um dos principais pólos da área têxtil de Santa Catarina.

Lara disse que o objetivo foi procurar municípios que têm expertise no ramo de confecções e área têxtil para desenvolver uma nova atividade econômica na cidade. "Quatro Barras tem sido um pólo na área automotiva e de metais, e observamos que esta cadeia, quando em crise, gera um alto índice de desemprego. Por isso, a meta em diversificar as atividades para geração de emprego e renda", afirmou.

Ele foi recebido pelo prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, e conheceu a história e o processo de formação deste pólo econômico, que nasceu com a implantação de empresas familiares e despontou movimentando a economia de toda a região. Em apenas uma das empresas visitadas pelo prefeito, são produzidas mais de um milhão de peças de vestuário por mês.

"É essa troca de experiências que queremos promover, buscando gerar empregos principalmente às mulheres, que ainda são as mais reféns do desemprego", disse Lara. Do primeiro encontro em Brusque já foram traçadas algumas metas. O prefeito diz que pretende formalizar um convênio com a AMPE, para a realização de cursos de formação na área de costura. Também pretende levar um grupo de mulheres para conhecer o pólo catarinense.

"Também vamos identificar qual o perfil do mercado, quais as maiores demandas na nossa região, seja de agasalhos, camisetas, camisas, enfim, estabelecer um foco de produção. Durante nossa visita, um empresário já sinalizou que vai enviar cerca de 30 mil peças para testes com nossas costureiras. É uma semente que estamos plantando e que certamente dará bons frutos", concluiu o prefeito, que esteve em Brusque acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico, Marco Aurélio Burkner.

Capacitação
Quatro Barras hoje já investe na qualificação profissional. Através de uma parceria com o Senai, quase 200 pessoas participam das incubadoras profissionalizantes, inclusive na área de costura.