Atletismo traz benefícios para crianças e jovens

Publicado em: 11/05/2018 15:00 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Atletismo traz benefícios para crianças e jovens

Prefeitura vem realizando novos investimentos no projeto

O projeto de atletismo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Quatro Barras hoje atende dezenas de crianças e jovens, desenvolvendo habilidades e ao mesmo tempo revelando talentos. Por acreditar no esporte como ferramenta de transformação social, a Prefeitura vem realizando novos investimentos.

Dardos, discos, pesos, barreiras, blocos de saída, sapatilhas, entre outros equipamentos esportivos foram adquiridos e entregues nesta semana aos alunos.

O projeto é desenvolvido pelos professores Gérson da Silva e Willian Filomeno no Estádio Osni Antônio da Silva, onde há uma pista própria de atletismo. Os professores coordenam os treinos dos trinta e cinco atletas que frequentam o projeto.

Gérson diz que os alunos que se destacam são inscritos no Talento Olímpico do Paraná (TOP). Se forem selecionados, os alunos recebem uma bolsa auxílio no valor de R$150 reais por mês, por seis meses. Este ano está previsto a inscrição de pelo menos oito atletas.

Gabriel Correa Pedroso da Silva, 13 anos, pratica Lançamento de Disco. Ele diz que se sente cada dia mais feliz por ter descoberto o esporte. “Me sinto muito feliz por fazer parte desse projeto. Quero estudar, fazer faculdade de educação física e fazer do esporte uma profissão”, disse Gabriel.

Para Rafael Emanuel Machado, 12, que faz Arremesso de Peso,  o projeto lhe trouxe mais do que lazer. Ele acredita que a prática regular de atividade física lhe proporcionou melhor desempenho na escola. “Com certeza me ajudou a melhorar nos estudos, ter mais concentração, coordenação motora e saúde”, concluiu.

A lançadora de Dardos, Eduarda Cristina dos Santos Rodrigues, 15, treina no projeto há mais de um ano e meio. Para ela, o esporte abriu um mundo novo. “Antes eu ficava mais na rua, sem ter o que fazer. Quando vim para o projeto tudo mudou. Gosto muito de treinar aqui”, disse Duda.

Para o velocista dos 100 e 200 metros, Alessandro Carvalho Vecchi, 15, o esporte é  um projeto de longo prazo. “Para mim o esporte é uma inspiração. Quero ser atleta profissional e competir em grandes campeonatos. Meu próximo objetivo é participar do paranaense  sub 18 de atletismo que vai acontecer em Maringá, ainda sem data definida”, conta. Ele diz que não se vê mais fora das pistas. “A pista é o lugar que mais gosto de estar. É aqui que eu quero construir a minha carreira de atleta”.