Jovens trocam férias por trabalhos voluntários e dão exemplo de cidadania

Publicado em: 01/02/2017 09:34

Durante duas semanas mais de 80 jovens realizaram trabalhos voluntários em Quatro Barras através do Projeto Missão Calebe, uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A ação foi concentrada no Colégio Estadual Elias Abrahão, no Jardim Menino Deus, onde se desenvolveu um grande mutirão comunitário.

Ao longo do projeto, que teve início no último dia 15 e chegou ao fim neste domingo (29), os voluntários pintaram salas de aulas, revitalizaram muros, roçaram, limparam a horta e ainda promoveram ações de conscientização no bairro sobre o combate à dengue.

Ao todo, mais de 210 crianças e jovens participaram do projeto, com diferentes atividades em Quatro Barras e Campina Grande do Sul. Cerca de 50 deles acamparam no próprio colégio. O pastor responsável Luiz Thomas Machado e o líder da missão, Luciano Augusto do Nascimento, falaram sobre o ideal do projeto que surgiu no Nordeste há mais de 12 anos.

"É um momento em que os jovens trocam suas férias, seus momentos de lazer, para fazer o bem ao próximo, à comunidade, à cidade onde vivem. A grande lição que fica é que juntos podemos a fazer a diferença na vida das pessoas", destacou o pastor.

Cada participante recebe um kit com camiseta e boné, além de contar com alimentação e transporte gratuito. Vontade de ajudar e de contribuir para um mundo mais solidário é o único requisito para participar, independente de religião ou local de moradia.

Um colégio melhor
Ao fim das duas semanas o que se pode ver foi um colégio melhor. Salas e pátios revitalizados, muros recém pintados e uma turminha engajada em fazer a diferença foram o saldo da ação cidadã, que recebeu os parabéns do prefeito.

Angelo Andreatta (Lara) visitou o colégio na última sexta-feira (27) e agradeceu ao grupo por todas as melhorias, elogiando o ideal comunitário dos jovens. Ele também afirmou que a Prefeitura está de portas abertas para estabelecer parcerias e apoiar as ações do projeto.

"Podemos desenvolver mutirões integrados, campanhas de conscientização sobre combate à dengue, separação e descarte do lixo, entre tantos outros temas, e ainda criar uma horta comunitária solidária", disse Lara. Ele pediu aos responsáveis que encaminhem um projeto à Prefeitura para formalizar o convênio.

Quem também comemorou e agradeceu o mutirão no colégio foi a diretora Zenaide Gussão. "Estávamos com várias atividades por fazer e já preocupados com nossas limitações de pessoal e recursos. Eles vieram na hora certa, cheios de vontade de ajudar, e realmente fizeram a diferença", afirmou Zenaide. Entre os jovens participantes também estiveram alunos do próprio colégio, que abraçaram a causa. Hoje, o Elias Abrahão atende mais de 750 alunos.