Alunos dão lição sobre o trânsito durante encerramento do Fetran

Publicado em: 07/12/2017 11:53

Educar para o trânsito é salvar vidas. Foi com este propósito que o Festival Estudantil Pedagógico de Trânsito (Fetran) - uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal, que tem a parceria da Prefeitura de Quatro Barras - mobilizou mil crianças da cidade em atividades, dinâmicas e palestras sobre a educação no trânsito.
Três escolas do município participaram do projeto - João Curupaná da Silva, Ernesto Milani e Izair Lago. Na última sexta-feira (1º) foram realizadas as últimas apresentações do projeto no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba, reunindo todas as escolas participantes.
Além de Quatro Barras, alunos de Curitiba, Foz do Iguaçú, São José dos Pinhais, Colombo e Campina Grande do Sul também mostraram de forma lúdica tudo o que aprenderam. "Vocês estão transformando vidas. Isso sim é consciência com cidadania. Fiquei muito contente pelo envolvimento das nossas escolas. Foi uma parceria maravilhosa, que está formando cidadãos mais conscientes hoje e no futuro", disse o prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), ao parabenizar o trabalho dos policiais rodoviários federais, das professoras e também a dedicação de todos os alunos.
Além do prefeito Lara, também estiveram presentes os prefeitos de Colombo, Beti Pavin; de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti; de São José dos Pinhais, Antonio Fenelon; a deputada federal Christiane Yared; e o superintendente da PRF, Adriano Furtado.
Crianças, professores, diretores e equipes das Secretarias Municipais de Educação foram homenageados. Além de mobilizar as crianças sobre temas como o uso da cadeirinha e do cinto de segurança, o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, as ultrapassagens irregulares e a segurança dos motociclistas; o projeto também incentivou melhorias na sinalização viária no entorno das escolas, que hoje já beneficiam centenas de crianças.
Sobre o Fetran
O festival é uma ação educativa que busca a conscientização das crianças. Ao longo do projeto, os alunos receberam a visita dos policiais que orientaram medidas simples, mas decisivas para um trânsito mais democrático e seguro.
A aluna da Escola João Curupaná da Silva, Gabriela Silva, de 10 anos, disse que aprendeu muito com o projeto. "Eu aprendi que a gente tem que atravessar na faixa, não deve beber e dirigir, deve seguir a sinalização e, principalmente, respeitar a vida", enumerou.
O festival foi realizado pelos policiais rodoviários federais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Batalhão de Trânsito, Guarda Municipal de Quatro Barras, Detran e Polícia Rodoviária Estadual.