Projeto Fetran está estimulando a educação de trânsito nas escolas

Publicado em: 29/11/2017 10:58

Desde o mês de agosto, três escolas de Quatro Barras - João Curupaná da Silva, Ernesto Milani e Izair Lago - estão participando do Festival Estudantil Pedagógico de Trânsito (Fetran) - uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal, que tem a parceria da Prefeitura de Quatro Barras.
O festival é uma ação educativa que busca a conscientização das crianças sobre a temática do trânsito. No dia a dia do projeto, os alunos recebem a visita de policiais rodoviários federais que orientam medidas simples, mas decisivas para um trânsito mais democrático e seguro.
Temas como o uso da cadeirinha e do cinto de segurança, o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, as ultrapassagens irregulares e a segurança dos motociclistas são alguns deles.
Em novembro, este trabalho já começou a dar frutos. Em cada escola, as crianças prepararam apresentações para demonstrar o que aprenderam. Poesias, paródias, teatro, música e coreografias fizeram parte da feira de encerramento do projeto. Mas o Fetran ainda não terminou.
Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, as escolas de Quatro Barras e de outros cinco municípios participantes - Curitiba, Foz do Iguaçú, São José dos Pinhais, Colombo e Campina Grande do Sul - farão as apresentações finais em uma solenidade na FIEP.
"Ver as crianças dedicadas no trânsito, em prol de salvar vidas, é recompensador. A gente fala muito que a criança é nosso futuro condutor, mas hoje a criança já faz parte do trânsito. Ela anda de bicicleta, ela está presente como passageira, e tem que saber as responsabilidades e os perigos que o trânsito envolve", disse o policial rodoviário federal, Igor Soares.
A aluna Gabriela Silva, de 10 anos, disse que está aprendendo muito com o projeto. "Eu aprendi que a gente tem que atravessar na faixa, não deve beber e dirigir, deve seguir a sinalização e, principalmente, respeitar a vida", enumerou.O prefeito Angelo Andreatta (Lara) parabenizou todos os envolvidos e enfatizou que o trabalho de conscientização deve começar desde cedo.
"Queremos que as crianças desenvolvam essa consciência, e a educação e a experiência destes policiais é o caminho para isso. Queremos formar bons cidadãos hoje e no futuro", disse Lara.
Em Quatro Barras, o festival é realizado pelos policiais rodoviários federais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Batalhão de Trânsito, Guarda Municipal de Quatro Barras, Detran e Polícia Rodoviária Estadual.