• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras está sediando a 8ª Semana da Montanha do Paraná

 

Publicado em: 18/10/2017 09:52

Whatsapp

 

O município de Quatro Barras está sediando a 8ª edição da Semana da Montanha do Paraná. Abrindo o cronograma de atividades, o evento realizado pelo Clube Paranaense de Montanhismo, em parceria com a Prefeitura Municipal e parceiros teve início na segunda-feira (16) com palestras sobre o histórico do montanhismo e do alpinismo, e sobre a escalada em rochas e suas modalidades.

Nesta terça, estiveram em pauta a escalada esportiva como esporte olímpico, escaladas no campo escola de montanha do Anhangava e no Parque Nacional do Yosemite, na Califórnia, com a presença dos palestrantes Willian Feitosa Vieira, Ronaldo Franzen Nativo e Irivan Burda.  

A programação segue nesta quarta com novos encontros. Às 19h Waldemar Niclevicz falará sobre o Ambiente de Alta Montanha, às 20h Erminio Ginatti vai comentar sobre as escaladas no Marumbi e às 21h Camila Macedo vai abordar as escaladas de blocos. Todos os eventos acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Quatro Barras.

Na quinta-feira, à partir das 19h, estão programadas novas palestras e rodas de conversas. Entre os temas estarão socorros urgentes em locais remotos, com representantes do GOST - Grupamento de Operações de Salvamento Tático do Corpo de Bombeiros; a apresentação da Unidade de Conservação Parque Estadual da Serra da Baitaca, com servidores do IAP; e os 13 cumes mais altos do Brasil, demonstrados pelo professor do Instituto ETIBAJI, Édio Furlanetto. 

Na sexta-feira (20) a troca de conhecimentos vai discorrer sobre o vôo de montanha, a escalada tradicional e as escaladas na Patagônia, encerrando o ciclo de palestras. No sábado (21) iniciam as etapas práticas. Às 8h haverá atividades na montanha, com guias do Clube Paranaense de Montanhismo, nos períodos da manhã e da tarde. Às 9h acontece o Seminário de Mínimo Impacto - Abertura e Manutenção de Vias de Escalada em Rocha; e das 10h às 17h haverá muro de escalada no pátio da Secretaria Municipal de Educação. 

O evento encerra no domingo (22) com novas atividades na montanha às partir das 8h e um desafio para as crianças no muro de escalada instalado no pátio da Secretaria de Educação.

Em tempo: Participe da programação! A rodada de palestras acontece na Rua Nilo Fávaro, nº 100, no Centro de Quatro Barras. Mais informações: (41) 3671-8879.