Projeto Horta na Escola inspira adesão de novos colégios

Publicado em: 05/09/2017 18:38

O projeto horta na escola desenvolvido pela professora Lorena Kusma na Escola Municipal Izair Lago, na Borda do Campo, continua dando bons frutos. Em uma parceria inédita com os Grupos da Melhor Idade atendidos pelo CRAS, o projeto ganhou ainda mais força e uma troca sadia de conhecimentos entre diferentes gerações.

O resultado deste trabalho, realizado há cerca de dois meses, agora está inspirando outros colégios a terem sua própria horta, e mais: utilizar a experiência de quem já viveu bastante para ensinar as crianças, perpetuando aprendizados. É o que ocorreu na última semana no Colégio Dom Orione, que convidou o Grupo da Melhor Idade para o plantio de hortaliças, mudas e temperos juntamente com os alunos.

A coordenadora do Ensino Integral e Educação Infantil do Dom Orione, Cristiane Matoski, disse que a ideia da professora Lorena inspirou a primeira horta da escola. "A iniciativa está fazendo parte do nosso projeto VIVE (Vivendo Valores na Escola). Neste semestre estamos trabalhando ética e cidadania, exatamente o que o projeto da horta representa: a troca de experiências entre idosos e crianças, o compartilhar conhecimentos e a responsabilidade social que está presente nisso tudo", disse.

A aluna Amália Peron, de 4 anos, disse que já levando alfaces para casa. "É muito legal plantar", contou. A secretária de Assistência Social, Adriane Andreatta, também destacou a importância do convívio entre crianças e idosos. "Esta convivência entre gerações fortalece vínculos, cria novos laços sociais e ao mesmo tempo estimula a produção de alimentos mais saudáveis", disse. Agora, os alunos aguardam com expectativa que as mudinhas cresçam e que novos plantios se repitam.