Quatro Barras vai sediar neste domingo a 5ª Festa Regional das Sementes Crioulas

Publicado em: 01/09/2017 11:53

O município de Quatro Barras vai sediar neste domingo (3) a 5ª edição da Festa Regional das Sementes Crioulas, um evento que visa preservar a biodiversidade e compartilhar conhecimentos. O evento acontece das 9h às 18h no Portal do Itupava, no distrito de Borda do Campo.

Agricultores familiares e consumidores de alimentos orgânicos terão a oportunidade de trocar mudas e sementes tradicionais e agroecológicas. A festa é organizada tradicionalmente no final do inverno, para celebrar a colheita e buscar novas mudas e sementes para o plantio da primavera. As sementes crioulas são livre de transgênicos e adaptadas ao modelo de produção agroecológica, que é baseado na preservação e respeito ao solo, ao meio ambiente e aos próprios produtores.

Além da troca, o evento conta com feira de produtos orgânicos e artesanatos, oficinas, palestras, apresentações culturais e um almoço com um cardápio orgânico produzido e preparado por agricultores locais – sendo muitos dos produtos oriundos de sementes crioulas. O custo do almoço é de R$ 20,00.

O encontro é realizado pela Fundação Vida para Todos (ABAI), AOPA, Rede Sementes de Agroecologia, CPRA, CPT, Terra Pura, Instituto de Defesa e Envolvimento Ambiental Ideal, com apoio das Prefeituras de Quatro Barras e Piraquara, e Emater.

Campo e cidade
O coordenador de projetos do CPRA, Manuel Delafoulhouve, afirmou que o objetivo da festa é integrar o campo e a cidade. Segundo ele, a variedade de alimentos é enorme. Serão trocados e comercializados vários tipos de tubérculos, hortaliças, frutas, temperos, plantas medicinais, grãos, pães, ovos, queijos e mel de abelhas nativas. Tudo é produzido pela agricultura familiar. O evento é gratuito, quem quiser participar da troca pode levar suas mudas ou sementes.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (41) 3626-1202 ou (41) 99767-8587, ou ainda pelo e-mail [email protected]. Participe!