Município participa da 6ª Conferência Estadual das Cidades

Publicado em: 25/08/2017 08:37

O município de Quatro Barras participou da 6ª Conferência Estadual das cidades, realizada em Foz do Iguaçu na última semana. Temas relevantes para a organização das cidades estiveram em discussão no grupo do qual Quatro Barras fez parte, como os Espaços Públicos, a Habitação e a Regularização Fundiária.

O diretor de Urbanismo e representante do município na conferência, Gilson Sydor, disse que o encontro foi crucial para os municípios proporem a institucionalização de políticas públicas através de grupos de trabalhos e câmaras temáticas que, segundo ele, são de grande importância para as cidades.

Uma das propostas apresentadas e aprovadas pelo grupo foi a criação de um fundo estadual de habitação e regularização fundiária de interesse social mediante lei estadual, com iniciativa do Executivo, e com garantia de efetividade orçamentária.

“Este processo foi uma solicitação realizada pelo prefeito Lara, discutido anteriormente em reunião com o presidente do Conselho Estadual das Cidades, e por nós levada para votação na plenária, onde obtivemos êxito com a sua aprovação. Creio que com a institucionalização desta política pública, nosso município estará dando um grande salto para se desenvolver ainda mais no âmbito social”, disse Gilson.

Reunião prévia
Já na reunião prévia da conferência, realizada em Quatro Barras dez dias antes, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) e o presidente da Comissão Preparatória Estadual da 6ª Conferência, Osni Mendes, conversaram sobre os desafios e medidas adotadas para ordenar o crescimento e ao mesmo tempo desenvolver os municípios de forma planejada.

"Quatro Barras tem sido um exemplo neste sentido e na preocupação de levar à conferência estadual o que foi debatido pela população na fase municipal. Isso é ouvir a população e dar voz ativa a ela. É raro que as cidades estejam atentas e organizadas em relação a isso, o que coloca o município em um outro patamar", disse Osni.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) disse que a Prefeitura está atenta ao planejamento da cidade. Prova disso é a elaboração de planos locais de desenvolvimento, que estão permitindo traçar ações, demandas e também o cronograma de execução para colocá-las em prática. Três desses planos já foram elaborados: para o Pinheirinho, Granja das Acácias e Centro. "Estamos dando total incentivo ao que foi estabelecido na conferência municipal e, sobretudo, às diretrizes para assegurar a função social da cidade", destacou Lara.