Quatro Barras lança projeto de acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde

Publicado em: 23/08/2017 18:11

Atenta à qualidade do acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde de Quatro Barras - momento em que o paciente tem seu primeiro contato com o sistema de saúde - a Prefeitura lançou nesta quarta-feira (23) o Projeto Acolhimento nas UBS, uma ferramenta para humanizar cada vez mais o atendimento prestado aos usuários do SUS.

Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento mobilizou mais de 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, dentistas, agentes comunitários de Saúde, motoristas e servidores da área administrativa das unidades.

Divididos em turnos, para não prejudicar o atendimento à população, os profissionais acompanharam o lançamento do projeto e conheceram boas práticas e estratégias adotadas no município de Piraquara pela equipe de Atenção Básica.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) abriu o evento destacando a importância de um acolhimento efetivo nas unidades. "Não há recurso no mundo que substitua o carinho, a atenção, o zelo e o cuidado com um paciente que procura o serviço de saúde. Queremos que a pessoa que busca a unidade, que se aproxima de nós, receba a orientação adequada e sinta este respeito", disse Lara.

Ele também agradeceu a presença da secretária municipal de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella; do coordenador da Atenção Básica, dentista Marcos Paulo Cola; do diretor da Atenção Básica, enfermeiro Thiago Aurélio Oliveira; da enfermeira Hellen Martins e da diretora de Média e Alta Complexidade, Gláucia Buss.

Maristela disse que mesmo diante de desafios como um dos menores PIB per capita do Paraná, da escassez de recursos e da rotatividade de servidores, o município se reinventou lançando estratégias principalmente ligadas à Atenção Primária de Saúde, ou seja, o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

"Quando a Atenção Primária está bem estruturada, conseguimos resolver 85% dos atendimentos à comunidade. Por isso, percebemos que este seria nosso foco", explicou Maristela.

O secretário de Saúde de Quatro Barras, Leonardo Presa, disse que o lançamento do projeto no município também tem este objetivo: aprimorar o primeiro atendimento ao paciente, a partir de um olhar mais humanizado, que vá além da triagem do serviço de saúde.

"Hoje é um momento de mobilização, de envolver todas as equipes, destacando como este cuidado e zelo com o paciente é importante. Também estamos atentos a outras questões como algumas linhas de atuação que o Ministério da Saúde preconiza, protocolos com as equipes de enfermagem e a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)", enfatizou Leonardo.

O NASF, citado pelo secretário, tem o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica de Saúde, ampliando as ofertas na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações, voltadas à prevenção e à promoção da saúde.