Prefeito Lara e presidente da Sanepar definem primeiras ações para criação do Parque Linear do Timbú

Publicado em: 10/08/2017 17:55

Após a etapa de elaboração do Projeto Técnico do Parque Linear do Timbú, na última semana o prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, definiram as primeiras ações práticas para a criação do parque, que será um divisor de águas no que diz respeito à educação ambiental e à recuperação do Rio Timbú.

"É um projeto fantástico, elaborado através da parceria entre as equipes técnicas da Prefeitura e da Sanepar, que vem para melhorar a qualidade hídrica do Rio Timbú, estimular a educação ambiental, agregando áreas de lazer, desenvolvimento local e um ganho social sem precedentes para as regiões de entorno do parque", disse o prefeito.

A reunião do último dia 4 foi a consolidação de um compromisso importante, segundo Lara, em que as partes já começam a definir ações práticas para a formatação da área. Nos últimos três meses a junção das equipes técnicas da Prefeitura e da Sanepar permitiu criar a versão final do projeto, com levantamento planialtimétrico, inventário florístico e os aspectos legais para sua consolidação.

No encontro da última semana, algumas divisões de tarefas também já foram definidas. À Sanepar caberá as ações de cercamento da área, limpeza, drenagem, terraplenagem e a construção de lagos que servirão como um pulmão de águas filtrantes para garantir a qualidade hídrica do rio. Já à Prefeitura, competirá a construção de ciclovias, pistas de caminhada e sistemas de iluminação, com um detalhe importante: a viabilização do parque se dará com o envolvimento direto de organizações, grupos e comunidades.

“Devemos todos, estabelecendo parcerias responsáveis, criar alternativas para a garantia de nossos mananciais, pensando na inclusão da sociedade como indutora das mudanças de comportamento na busca da preservação ambiental, melhorando a quantidade e qualidade da água”, afirmou o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, disse que a companhia vem dando total apoio ao projeto. "A implantação do Parque Linear do Timbú vai trazer grandes benefícios ambientais e sociais para a população de Quatro Barras. A Sanepar tem dado total apoio e seguirá trabalhando para que o projeto, de fato, se concretize", disse Mounir.

Na reunião também estiveram presentes o consultor estratégico da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social, professor Joaquim Severino; o secretário de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico de Quatro Barras, Marco Aurélio Bürkner; o arquiteto e coordenador Carlos Saborido; a geóloga Ester Amélia Assis Mendes; e o técnico operacional Patrick Macioszek.

O projeto
O Parque Linear do Timbú será implantado na extensa área verde que liga a região central do município ao bairro Jardim Menino Deus. Além de proteger o leito do rio, o parque vai dispor de um complexo que incentive a educação ambiental, com áreas de caminhada, pedalada, espaços de lazer e uma arena aberta multieventos para a promoção de atividades culturais e, principalmente, educativas.