Mais de 1.500 pessoas participam da 9ª Caminhada Internacional na Natureza

Publicado em: 07/08/2017 18:03

A manhã ensolarada deste domingo (6) foi um atrativo a mais para os participantes da 9ª Caminhada Internacional na Natureza, em Quatro Barras, que surpreendeu pela alta adesão do público: mais de 1.500 pessoas percorreram os quase dez quilômetros do histórico Caminho dos Jesuítas.

A concentração ocorreu na Chácara Rancho Alegre, no Ribeirão do Tigre, onde foram montadas tendas, feira de artesanato e locais para inscrição dos participantes. O público também pode optar por café da manhã e almoço, que foram serviços adicionais ofertados à escolha.

De lá, o grupo percorreu o caminho histórico, passando por atrativos como a cachoeira do Ribeirão do Tigre; o Carijo de erva-mate e o calçamento original dos Jesuítas, com pedras colocadas entre os anos de 1820 e 1853.

As paisagens cercadas de verde também permitiram uma junção harmônica entre esporte, saúde e o contato com a natureza. Uma união de fatores que a cada ano atrai mais participantes, segundo o diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico, Leverci Silveira Filho.

"Com esta adesão tão grande, o município ganha destaque nos circuitos de caminhada e mostra que hoje existe uma aceitação muito expressiva dessa modalidade, que estimula hábitos saudáveis e incentiva muito o turismo. Por determinação do prefeito Lara vamos intensificar este trabalho, realizando mais edições do evento ao longo do ano", afirmou.

Segundo levantamento do Departamento de Turismo, os mais de 1.500 participantes vieram de pontos distintos do mapa. Entre eles visitantes das cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Colombo, Campina Grande do Sul, Ponta Grossa, Campo Largo, Paranaguá e Fazenda Rio Grande, além de moradores de outros Estados como Santa Catarina e São Paulo.

Um dos grupos mais animados veio de Paranaguá especialmente para a caminhada. Neri José Nunes Júnior, de 36 anos, é um dos integrantes do grupo  que adotou as caminhadas como esporte indispensável. "Viemos com uma van fechada, com 20 pessoas, todos amigos e fãs das caminhadas", contou. É o segundo evento que o grupo participa e a primeira vez em Quatro Barras. "Viemos pela atividade física, pelo contato com a natureza e também para conhecer novas cidades e circuitos", disse Neri.

Ao longo do percurso três pontos de apoio foram disponibilizados aos participantes, com banheiros e água. A caminhada teve realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico, e contou com apoio das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Esporte, Saúde, Educação, Governo e Ordem Pública (Guarda Municipal); Emater; Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Caminhada social
O evento ainda arrecadou 235 quilos de alimentos não perecíveis que serão repassados à Secretaria Municipal de Assistência Social para o auxílio às famílias que mais precisam.